Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ritual do corpo entre os Sonacirema

O professor Linton foi o primeiro a chamar atenção para o complexo ritual dos Sonacirema, há 20 anos atrás, mas a cultura deste povo é ainda muito pouco compreendida. Pouco se sabe sobre sua origem, embora a tradição mítica afirme que eles vieram do Leste...
A cultura Sonacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida. Embora amaior parte do tempo das pessoas, nessa sociedade, seja devotada à ocupação econômica, uma grande porção do fruto destes trabalhos e uma considerável parte do dia são despendidas em atividades rituais cujo foco é o corpo humano; sua aparência e saúde constituem a preocupação dominante dentro do modo de viver e se comportar desse povo. Ainda que tal tipo de preocupação não seja raro entre asdiversas culturas, na sociedade Sonacirema seus aspectos cerimoniais e a filosofia aí implícita são únicos.
A crença fundamental subjacente a todo sistema parece ser a de que o corpo humano é feio e que sua tendência natural é a debilidade e a doença. Encarcerado em tal corpo, a única esperança do indivíduo é evitar essas características através do uso de poderosas influências do ritual e dacerimônia mágica. Todo grupo doméstico possui um ou mais santuários dedicados a tal propósito. Os indivíduos mais poderosos dessa sociedade têm vários santuários do corpo em suas moradias, com suas paredes cobertas de pedras, e, de fato, a opulência de uma casa é freqüentemente aferida em termos de quantidade dos centros rituais que abriga.
Mesmo que cada família possua ao menos um desses santuários, osrituais a eles associados não são coletivos, realizados pela família, mas cerimônias privadas e individuais. Os ritos normalmente são discutidos somente com as crianças; e isto apenas durante a fase em que elas estão sendo iniciadas nestes mistérios.
O ponto central do santuário é uma caixa ou arca embutida na parede. Nesta arca são guardados os inúmeros feitiços e poções mágicas, sem os quaisnenhum nativo acredita que poderia viver. Tais feitiços e poções são obtidos de vários iniciados, de acordo com a especialidade. Dentre eles, os mais poderosos são os Curandeiros, cujos serviços devem ser retribuídos por meio de presentes substanciais. No entanto, o Curandeiro não fornece as poções desejadas por seus assistidos, decidindo apenas os ingredientes que nelas devem entrar e, em seguida,escrevendo em uma língua estranha e secreta. Tal escrita apenas pode ser decifrada pelo Curandeiro e pelos Herbanários, os quais fornecem o feitiço desejado.
O feitiço não é descartado logo após seu uso, porém é colocado na caixa de mágicas do santuário doméstico. Como esses materiais mágicos são específicos para certas funções – e considerando que as doenças reais ou imaginárias desse povo sãomuitas – a caixa de mágica costuma estar sempre transbordando. Os pacotes mágicos são tão numerosos que as pessoas esquecem sua serventia original e temem usá-los novamente. Embora os nativos tenham se mostrado vagos em relação a esta questão, só podemos concluir que a idéia subjacente ao costume de se guardar, mesmo não tendo mais nenhuma utilidade, todos os materiais mágicos e seus vasilhamesnas caixas dos santuários, diante das quais são encenados os rituais do corpo, é que os materiais continuam agindo magicamente e protegendo o fiel.
Embaixo da caixa de mágicas existe uma pequena fonte; todo dia cada membro da família entra no quarto do santuário, curva a cabeça diante da caixa de mágicas, mistura diferentes tipos de águas sagradas na fonte e realiza um breve rito de ablução. Aságuas sagradas são obtidas do Templo da Água da tribo aonde os Sacerdotes conduzem elaborados cerimoniais para manter o líquido ritualmente puro.
Há hierarquia entre os Sacerdotes da Magia. Abaixo do Curandeiro, em termos de prestígio, existe um outro tipo de Curandeiro cuja designação é mais bem traduzida pela expressão “Homens-da-Boca-Sagrada”. Os Sonacirema tem um horror pela boca e, ao...
tracking img