Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

WELINGTON GOMES TRINDADE

CULTURA E SOCIEDADE

Sete Lagoas
2011

welington gomes trindade

CULTURA E SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Gestão de pessoas II, Metodologia de Pesquisa,Comunicação e Linguagem, filosofia e Sociologia.

Orientadores: Prof.ª Elisete Zampronio, Prof.ª Luciana Trigueiro, Prof. Marcelo Silveira, Prof.ª Márcia Bastos e Prof. Wilson Sanches

Sete Lagoas

2011

ESTUDO DE CASO
Mistério cerca a morte de operários em Jacarezinho.

1. Introdução
O artigo “Mistério cerca a morte de operários em Jacarezinho,” é uma reportagempublicada pelo Jornal Folha de Londrina em datas de 05/01/2007 que trata de uma acidente envolvendo três funcionários da Industria de processamento de bilis de boi – BBA( Brazilian Bile Acid) que por volta das 14h 30min. da quarta-feira, morreram possivelmente por intoxicação dentro de um tanque de destilação de àgua de 5 metros de altura que fica em um local isolado e totalmente automatizado.Segundo testemunhas Ênio Gonçalves de Oliveira, 24 anos, teria passado mal e caído dentro de tanque. Outros dois colegas que também trabalhavam na indústria, Carlos Alberto Pereira, 29 anos e Fernando Bitencourt Campos, 33 anos, teriam entrado no reservatório para tentar salvá-lo, mas todo acabaram morrendo.
Segundo o Engenheiro químico da BBA, Marcelo Valente, ninguém deu ordem para que osfuncionários entrasse no tanque. Disse ainda que apenas Fernando trabalhava no setor de destilação e que os outros dois eram do setor de resina, sendo o Ênio o mais experiente deles.
O Gerente administrativo da BBA. Jarbas Chelini, explicou que oproduto final da fábrica é um ácido sólido, fornecido como matéria-prima para a indústria farmacoquímica.” Não tem nada com ácido sulfúrico, é um tipo desal.”
A delegacia local de Jacarezinho instaurou inquérito policial e está aguardando Laudo da perícia e a Delegada Silmara Revoredo Pereira diz que há varias perguntas a serem respondidas, entre elas, como os funcionários chegaram naquele recinto e o que foram fazer ali. Concluiu que irá investigar se houve negligência, imprudência e imperícia no caso.

2. Desenvolvimento
2.1 – Visão GeralEsta reportagem trata de um fato que ocorre com frequência nas empresas e é denominado Acidente de trabalho, que, em muitas vezes, é provocado pelo prórpio trabalhador, dessa forma não cabendo indenização à família da vítima.

__________________________________
A responsabilização da empresa por eventual idenização decorrente de trabalho necessita da comprovação de sua conduta culposa. Aausência desse elemento subjetivo, ainda que presente o dano, afasta a responsabilidade civil do empregador em idenizar o empregado. O acidente de trabalho é o acontecimento mórbito, diretamente relacionado com o trabalho, que provoca a morte do obreiro ou a perda total ou parcial de sua capacidade laborativa. A culpa é o aspecto subjetivo em que o empregador por si ou através de seus prepostoscausa danos ao trabalhador, agindo com negligência, imprudência ou imperícia.

2.2- Questionário

1) Na reportagem publicada na Folha de Londrina sobre os acontecimentos fatídicos ocorridos com os trabalhadores. O que ocorreu é decorrente de Condições Inseguras ou Atos Inseguros? Justifique sua resposta apontando os valores implícitos nas ações da empresa.R: Ocorreram atos inseguros e condições inseguras.Justificativas quantos aos atos inseguros(praticados pelos funcionários): Ênio estava fora de seu local detrabalho; segundo a direção da fábrica os funcionários não tinham ordem para entrar no tanque; Cada funcionário estava fora de seu setor de trabalho: apenas Fernando deveria trabalhava no setor de destilação e os demais...
tracking img