Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

IRENE BATISTA PERFEITO

CULTURA E SOCIEDADE:

Manhuaçu
2011

IRENE BATISTA PERFEITO

CULTURA E SOCIEDADE:



Trabalho apresentado as disciplinas de Gestão de Pessoas II, Metodologia de Pesquisa Científica, Comunicação e Linguagem, Filosofia, Sociologia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof.(s):Elisete Zampronio, Luciana Trigueiro, Marcelo Silveira, Márcia Bastos, Wilson Sanches

Manhuaçu
2011
INTRODUÇÃO

As empresas procuram dar o melhor aos seus funcionários como forma de incentivá-los a criar e render mais, por isso a qualidade de vida no trabalho se tornou uma forte aliada das empresas no que diz respeito a crescer mais e melhor. Atualmente vivemos em uma sociedade onde o serhumano é o bem mais precioso e dentro de uma organização. A QVT é alcançada através da soma entre Higiene no trabalho e Segurança, o funcionário que trabalha em um ambiente seguro e saudável rende mais e tem reduzido o risco de acidentes ou até mesmo de doenças, e por conseqüência a empresa também ganha com isso.

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Hoje as empresas procuram dar o melhor aos seusfuncionários como forma de incentivá-los a criar e render mais. A QVT – Qualidade de Vida no Trabalho – se tornou uma forte aliada das empresas no que diz respeito a crescer mais e melhor. Atualmente vivemos em uma sociedade onde o ser humano é o bem mais precioso e dentro de uma organização isso não é deferente.
A QVT é alcançada através da soma entre Higiene no trabalho e Segurança, ofuncionário que trabalha em um ambiente seguro e saudável rende mais e tem reduzido o risco de acidentes ou até mesmo de doenças, e por conseqüência a empresa também ganha com isso. Mas o funcionário também fazer a sua parte para obter a QVT, mantendo um relacionamento saudável com os companheiros de trabalho tendo uma boa higiene pessoal, e isso vale não apenas dentro da empresa, mas fora dela também afinalmuitas das decisões tomadas em casa podem refletir em nosso trabalho, positivamente ou não.
A higiene no trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao meio ambiente físico onde são executadas.
Quando não é alcançada a qualidade de vida o profissionalcorre o risco de ficar doente muitas das vezes não fisicamente, mas sim mentalmente.
Os investimentos em segurança e saúde ocupacional vêm crescendo de forma gradativa porque as empresas já perceberam que a melhoria constante das condições de trabalho pode trazer maior satisfação no trabalho, aumento da produtividade e, conseqüentemente, maior competitividade e lucros para as organizações, além deevitar vários prejuízos.
A Síndrome de burnout, também conhecida como síndrome da desistência, como o próprio nome diz, deixa o trabalhador desanimado com sua atividade. Segundo a definição desenvolvida por Maslach e Jackson em 1986, burnout é constituída de três elementos: exaustão emocional, onde o profissional caracteriza-se por não ter energia para realizar suas atividades, esgotamento;despersonalização, mudança no tratamento de clientes e colegas de trabalho não os vendo mais como seres humanos; e redução da realização pessoal, onde ele passa a se ver de forma negativa. Todos estes elementos estão ligados ao psicológico do ser humano, ao emocional, levando-o a negar um ambiente saudável com elementos que possam trazer a sensação de satisfação.

ATOS E CONDIÇÕES INSEGURASOs acidentes ocorrem por falta cometida pelo empregado contra as regras de segurança ou por condição de insegurança que existem no ambiente de trabalho. Podemos classificar basicamente as causa de um acidente de trabalho em dois fatores: Ato ou Condição Insegura. Existe uma terceira classificação de causas de acidentes que são as causas naturais, responsável por 1 a 2% dos acidentes.
As causas...
tracking img