Cultura: um conceito antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Resenha

1 - BIBLIOGRAFIA (IDÉIA DO AUTOR ACERCA DO LIVRO): O professor-doutor da UNB, Roque de Barros Laraia, publicou, pelaprimeira vez em 1986, o seu livro "Cultura: um conceito Antropológico", cuja idéia é mostrar que o comportamento dos indivíduos depende de um processo permanente de aprendizagem de uma cultura que iniciacom assimilação de valores e experiências a partir do nascimento da pessoa e que se completa com a sua morte.

2 - RESUMO (PEQUENA APRESENTAÇÃO DO LIVRO): No seu livro "Cultura: um conceitoAntropológico", Roque Laraia fala sobre o conceito de cultura em diversas temporalidades. No inicio, pontua determinismos biológicos (no sentido de que a genética dos grupos sociais determina ocomportamento humano) e geográficos (onde ressalta que a super valorização do meio físico condiciona a vida dos seres humanos) como elementos marcantes da estrutura mental do seculo XIX. Porém, após estudos eanálises das idéias de outros antropólogos (como por ex. Kroebes), Laraia chega a conclusão de que as diferenças das pessoas não podem ser explicadas por sua biologia (genes) ou por limitações do meioambiente, respeitando-se, deste modo, as diferenças culturais e compreendendo as mudanças internas de cada ser humano.

3 - CITAÇÕES SIGNIFICATIVAS: Na primeira parte do seu livro "Cultura: umconceito Antropológico", Roque Laraia fala sobre as perspectivas do determinismo biológico como fator preponderante na formação e concepção da diversidade cultural. O autor apresenta razões que levam aconclusão de que essa perspectiva é equivocada, uma vez que, mesmo havendo diferenças determinadas biologicamente, como a de sexo, por exemplo, a antropologia tem comprovado que atividades atribuídasà mulher em uma dada cultura podem ser atribuídas ao homem em outra (p. 19). Portanto, o comportamento de uma pessoa pode ser atribuído ao seu aprendizado, que o autor chama de um processo de...
tracking img