Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Organizacional

Conceitos

A cultura de uma organização é o conjunto único de características que permite distingui-la de qualquer outra. Corresponde á personalidade no indivíduo e transmite a forma como as pessoas de uma organização se comportam, estabelecendo um sistema de valores que se exprime por meio de rituais, mitos, lendas e acções. O conceito envolve as formas de “pensar,sentir e agir” dos membros de uma organização. O conceito de cultura surgiu num contexto em que estavam em voga 3 modelos culturais em competição: O Japonês, o Americano e o Europeu. Foi moda nos anos 80.

1

Conceitos

“Um conjunto de valores, crenças e hábitos partilhados pelos membros de uma organização que interagem com a sua estrutura formal produzindo normas de comportamento”Contributos famosos:
Peters and Waterman – In Search of Excellence William Ouchi – Theory Z: How Can American Businesses Can Meet the Japanese Challenge Deal Kennedy – Corporate Cultures: The Rites and Rituals of Corporate Life

Conceitos

Há várias correntes sobre a cultura organizacional: O Modelo de Schein, cuja conceptualização permite uma melhor compreensão dos níveis de profundidade da culturaorganizacional; O Modelo de Sainsaulieu, pela sua abordagem de cultura única e modos de gestão da cultura da empresa; A Perspectiva Etnográfica, pela componente qualitativa que apresenta na compreensão da cultura organizacional.

2

Os 3 Níveis Culturais de Schein

Artefactos, Criações

O primeiro nível inclui tecnologia, arte e padrões de comportamento visível

Valores

Maior nível deConsciência

Pressupostos Básicos

Crenças, inconscientes e percepções dos membros da organização

Modelo de Sainsaulieu e Corporate Culture

Sainsaulieu detectou diferenças de culturas organizacionais em empresas de áreas de actividade diferentes e também em grupos de profissionais muito distintos (ex. quadros e operários) A Corporate Culture é para a maioria dos seus autores, um sistemade valores e normas partilhadas, de crenças, em interação directa com a organização. A Corporate Culture apresenta-nos a ideia que a Empresa tem uma cultura e quanto mais homogénea e forte for essa cultura, maior será a eficácia da empresa.

3

Perspectiva Etnográfica

É uma perspectiva que assenta essencialmente nos aspectos qualitativos. Baseia-se no pressuposto de que é possívelobservar uma organização, e assim sendo, apercebemo-nos da “lógica” cultural que rege a organização.

Iceberg da Cultura Organizacional
Os elementos visíveis são alguns aspectos formais e abertos tais como os objectivos e estratégias da organização, políticas de recursos humanos, a tecnologia empregue, a estrutura adoptada, as descrições das funções, políticas e procedimentos, etc.. Os aspectosocultos são percepções, atitudes e os sentimentos (ódio, simpatia, medo, desespero, entre outros) sobre os sistemas formais e informais da organização, e ainda os valores e expectativas da organização, as interacções informais que se estabelecem entre os membros, os padrões de influência e de poder e as normas de grupo.

Aspectos formais (visíveis)

Aspectos informais (ocultos)

4

CulturaOrganizacional
Schein indica 10 sentidos para a palavra cultura:
1. A regularidade de comportamentos quando as pessoas interagem – envolve a linguagem, costumes, tradições e ritos 2. Normas de grupo – diz respeito aos padrões e valores implícitos em cada grupo 3. Valores explícitos – são os princípios e valores que o grupo tenta alcançar, tais como “qualidade do produto” 4. Filosofia formal – sãopolíticas e princípios ideológicos que dão sentido às acções de uma organização em face dos diversos actores internos e externos 5. Regras do jogo – “A maneira como fazemos as coisas por cá” 6. Clima – Sentimentos dos membros da organização, quando interagem entre si e com os actores externos 7. Competências impregnadas – competências desenvolvidas e passadas de geração em geração 8. Modelos de...
tracking img