Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1- Qual a relação que podemos estabelecer entre o conceito de cultura e os estudosorganizacionais? A relação é que ambos estão relacionados basicamente aos “deveres” que as pessoas devem cumprir em relação ao seu local de trabalho ou estudo. Na formação devalores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. Envolvem padrões de comportamento, crenças e valores. São compostos de componentes visíveis orientados pelos aspectos físicos e organizacionais ou ainda por componentes ocultos, orientados estes pela emoção e situações afetivas.

Questão 2- Explicite e explique as cinco áreas básicas da pesquisa em culturaorganizacional (SMIRCICH, 1983) com as relações estabelecidas a partir do processo de análise organizacional, como discutido em sala de aula.
1- Administração comparativa: O interesse reside em conhecer a cultura do ambiente social na qual a organização por meio de seus participantes. O objetivo primordial nesse tipo de estudo, portanto é o de conhecer a influência que a cultura local ounacional exerce sobre a cultura organizacional. Nessa perspectiva , também denominada de estudos transculturais,são efetuadas análises comparativas entre trabalhadores de países ou regiões diferentes pertencentes a um mesmo tipo de organização.
2- Cultura corporativa: Nessa perspectiva as organizações são concebidas como produtoras de artefatos ou elementos culturais como rituais, lendas ecerimônias, além dos seus bens e serviços característicos. Essas produções culturais têm o papel de conferir regularidade e previsibilidade nas relações entre diversos participantes, além de promover adaptação, tanto no âmbito interno quanto no ambiente externo da organização. A cultura é compreendida como um instrumento que regula e adapta pessoas e organizações.
3- Cognição organizacional: Oobjetivo primordial é compreender as regras que norteiam os grupos sociais e a visão de mundo dos seus participantes. A cultura da organização é concebida como um “grande contrato” que compreende a auto- imagem da organização e as regras que orientam as crenças e ações com base nessa auto-imagem. Dessa forma, a cultura é definida como um sistema de cognições compartilhadas.
4- Simbolismoorganizacional: A cultura é compreendida como um sistema de símbolos e significados que são compartilhados, O interesse reside em interpretar ou decodificar os significados dos discursos simbólicos dos participantes da organização. A finalidade primordial nesse tipo de escolha é a de identificar como determinadas experiências se tornam significativas para os membros da organização.
5- Processosinconscientes e organização: Nessa concepção, a cultura é conceituada como projeção ou expressão da infra-estrutura universal e inconsciente da mente humana. As ações das pessoas nas organizações passam a ser compreendidas como projeções de processos inconscientes. AS formas e práticas organizacionais constituem manifestações dos processos inconscientes.


Questão 3- O que é um movimento decontracultura organizacional?
È a oposição a determinadas culturas e normas, no qual são produzidas convicções nos níveis inferiores da hierarquia organizacional que se opõem frontalmente ao discurso que amaná dos níveis de mando da organização. O fato é reforçado pelas contradições comuns entre o que os dirigentes professam e praticam, Esse é o tipo de antagonismo presente nas relações entredirigentes e uma subcultura específica pode ser compreendido como um movimento de oposição a cultura. Á medida que o movimento de oposição ou de contracultura ganha adeptos nas diversas instâncias organizacionais, questionando e desafiando os padrões estabelecidos na cultura vigente, são estabelecidas condições para a reconstrução da cultura organizacional.


Questão 4- Explique a seguinte...
tracking img