Cultura organizacional do mc donalds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, normas, valores, etc., compartilhados por todos os membros de uma empresa, ela distingue uma organização das demais. Este trabalho tratará dos principais reforçadores de culturas organizacionais: o aspecto histórico a natureza técnica da empresa e o modelo de gestão da organização, usando o Mcdonald’s para ilustra-los.ASPECTO HISTÓRICO

Em 1954 Ray Kroc, aos 52 anos, vendia batedeiras para milk-shake e durante uma visita comercial ficou fascinado com a popularidade e estilo do restaurante dos irmãos Dick e Maurice Mcdonald, que era administrado com considerável eficiência na cidade de San Bernardino, Califórnia. Os irmãos presavam a qualidade dos produtose a higiene e limpeza do estabelecimento que, devido a isso, e a rapidez no atendimento vivia lotado.
Kroc viu naquele negócio a oportunidade de crescer e propôs aos irmãos um negócio: a abertura de outros restaurante, com o mesmo nome e que funcionassem nos mesmos padrões. Negócio fechado. Kroc partiu para Chicago com uma receita para as batatas fritas e com uma planta do restauranteporque o contrato – que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais – exigia aparência exatamente igual ao original. 
No dia 15 de abril de 1955 kroc inaugurou seu primeiro restaurante no subúrbio de Chicago, em Des Plaines, Estado americano de Illinois. Seis anos depois kroc comprou a parte dos irmãos McDonald por e investiu na expansão da rede. Começava naquele momento umarevolução na indústria e na história da alimentação mundial. A empresa costuma se referir a essa data como o “início” do McDonald’s, que já tinha por volta de 15 anos, tirando os irmãos Mcdonald da história e dando maior valor ao “fundador” Ray Kroc.
A rede McDonald’s expandiu-se internacionalmente investindo em novos restaurantes e melhorando os já existentes. Apesar de manter o rigorosopadrão de qualidade, foi quebrado o paradigma de que todas as lojas deveriam ter a mesma aparência, adequando-as muitas vezes aos hábitos locais de cada país, como por exemplo o fato que ocorreu em Istambul na Turquia, o Galatasaray e o Besiktas são os principais e mais populares times de futebol da capital. O Galatasaray tem as cores vermelha e amarela (as mesmas da marca Mcdonald) como símbolo. Jáo Besiktas, preto e branco. Quando a rede inaugurou uma filial ao lado do estádio do Besiktas, houve fortes protestos por parte dos fãs do clube, que não queriam um restaurante com as mesmas cores do seu maior rival. Adivinha qual foi a solução? O “M” gigante e todo o resto do restaurante estão nas cores branca e preta. 
Em 1979, Brasil foi o 25º país do mundo e o primeiro na América doSul a ter uma lanchonete da rede. Inicialmente administrado pelas mãos do executivo Peter Rodenbeck, hoje a rede é operada pela Arcos Dourados – maior franqueada da marca no mundo – e está presente em 138 cidades brasileiras.
NATUREZA TÉCNICA DA EMPRESA

A natureza técnica do McDonald’s é fast food (termo em inglês que significa “comida rápida”). Ele oferece uma alimentação caracterizadapela produção de lanches e acompanhamentos de forma rápida.
O cardápio original do McDonald’s era pequeno: hambúrguer, cheeseburguer, batata frita, refrigerantes, café e milk-shake. Ao longo dos anos foi introduzido um cardápio variado, para se adequar aos hábitos alimentares locais de cada país como a introdução do Mcfish, sanduíche feito com filé de peixe, na cidade de Cincinnati, Estadoamericano de Ohio, em um restaurante localizado numa vizinhança dominada por católicos, que não comiam carne às sextas-feiras.
Temos inúmeros exemplos de como o McDonald’s se adequa as diferentes culturas existentes como na Austrália, onde o sanduíche McOz, leva hambúrguer e beterraba, ingredientes comuns nos lanches daquele país; no Canadá onde algumas lojas de cidades costeiras têm...
tracking img