Cultura da beterraba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA DA BETERRABA



1.0 Introdução

1.1 - Importância

Temos dois pontos principais que expressão a importância da Beterraba como alimento e fonte economica. São eles: Economicos e Nutricionais.
Em geral, a cultura das hortaliças, pelo alto valor que alcança no mercado, é uma exploração agrícola compensadora. As introduções de novas eexcelentes variedades de hortaliças juntamente com modernas técnicas de plantio ajudam no combate as pragas e proporcionam manejo adequado na colheita e na embalagem do produto, assim se assegura um sucesso certo e rápido para os produtores dessas culturas.
Do ponto de vista Economico, que tem como base a produtividade, no Brasil a produtividade média é de 30 a 40 toneladas de raízestuberosas por hectare, sendo que os maiores produtores são os estados de: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do ponto de vista nutricional as beterrabas apresentam quantidades de ferro, vitamina C e potássio, tudo isso faz da dela este alimento útil na normalização da tensão arterial. Também contém fibras solúveis, os carotenóides e flavonóides, que ajudam a baixar osníveis de colesterol total e LDL. Essa propriedade antioxidante dos carotenóides e dos flavonóides protege igualmente a ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. Acredita-se que as beterrabas fortalecem o sistema imunitário, estimulando o fígado, os rins, a vesícula e o intestino, ajudando no metabolismo do corpo humano.
* Valor nutricional de 100g de beterraba crua:* 48,9 calorias
* 9 g de hidratos de carbono
* 3 g de proteínas
* 0,1 g de lípidos (gorduras)
* 32 mg de cálcio
* 40 mg de fósforo
* 2,5 mg de ferro
* 351 mg de potássio
* 150 µg de ácido fólico
* 5 mg de vitamina C
* 2 g de fibras.
1.2 – Taxonomia, Origem e Domesticação

A beterraba (género Beta L.) é uma planta herbáceada família das Quenopodiáceas,
Originária de regiões europeias e norte-africanas, onde predomina o clima temperado. Acredita-se que a beterraba, inicialmente, tenha sido utilizada na alimentação como uma hortaliça de folha, mas após o ano de 1500 d.C. passou a se a utilizar a raiz de reserva. A beterraba açucareira começou a ser cultivada no inicio do século XVII, originando se de uma populaçãode beterrabas forrageiras. Hoje se produz a beterraba de mesa, destinada a alimentação, pois é explorada sua porção carnuda da raiz e, algumas vezes, as folhas.
Até sua fase final de crescimento, a parte que se localiza acima do solo, é formada por um tufo de folhas com 30 a 40 cm de altura, já sua parte comestível se localiza abaixo da superfície do solo, sendo uma área tuberosa em formatoglobular. Sua coloração varia do vermelho ao roxo, sendo que a parte aérea, folhas e um pequeno caule, encontram se na cor esverdeada. O sistema radicular da planta é pivotante, ou seja, possui um pivô central que atinge profundidade de 60 cm, apresentando poucas ramificações laterais.

1.3 – Distribuição e área

Não se tem datas específicas do ato da introdução dabeterraba no Brasil, porém seu cultivo começa a ser notado e intensificado com a imigração dos europeus e asiáticos. Nas ultimas décadas, sua área cultivada teve grande aumento, principalmente no sudeste do país. No país são cultivados no total 18 mil hectares.
Do total de propriedades produtoras de beterraba no Brasil, cerca de 45% estão localizadas com maior predominância nas regiões de SãoJosé do Rio Pardo, Piedade e Ibiúna no estado de São Paulo; e São Gotardo, Madre de Deus e Carandaí, no estado de Minas Gerais, região sudeste. Outros 35% estão localizados na região sul, especialmente nos cinturões verdes das grandes capitais, como Curitiba e Porto Alegre. Estas regiões são responsáveis por uma produção de 250.000 ton. a 300.000 ton./ano.



2.0 Crescimento e...
tracking img