Cuidados intra e extra-muros a idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento de ações pode evitar a depressão em idosos
A depressão surgiu de forma importante em uma amostra de 358 idosos que freqüentam o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, daUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foram acompanhados 312 mulheres e 46 homens.
A pesquisa detectou o problema em 24,02% da população avaliada. A maior parte dos casos foi registrado entre mulheresseparadas, de 70 a 79 anos de idade.
Os casos de depressão apresentaram importante relação com variáveis como preocupação, dor de cabeça, pouca disposição, irritação, tristeza e insatisfação. Ospesquisadores, para obtenção dos resultados, usaram um tipo de questionário normalmente aplicado a estudos semelhantes.
Vale lembrar que na população envelhecida a depressão se encontra entre asdoenças crônicas mais freqüentes, que elevam a probabilidade de desenvolver incapacidade funcional. Também acaba desencadeando um importante problema de saúde pública, que inclui tanto a incapacidadeindividual como dificuldades familiares em decorrência da doença. Esses processos resultam ainda na elevação dos gastos do sistema público, devido à alta taxa de utilização dos serviços públicos de saúde."A presença de depressão na população estudada aponta para a importância do planejamento, por parte do programa voltado para a terceira idade, de ações direcionadas à saúde de seus participantes, emparticular, os transtornos mentais relativos à depressão", afirmam os pesquisadores.
Mitos, Estereótipos e Políticas
A dependência do idoso é, também, um fenômeno decorrente de uma particulardivisão do trabalho e da estrutura social. Pode conter um componente socialmente construído através dos paradigmas negativos da população idosa, de discriminação no mercado de trabalho etc.
O que diferenciao grupo dos idosos dos demais?
* Vulnerabilidades físicas e mentais;
* Proximidade da morte;
* Perda de papéis sociais;
A maioria das pessoas idosas. A contribuição substantiva das...
tracking img