Cuidados com suinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM LEITOES RECEM NACIDOS


Amarrar e cortar com auxílio de uma tesoura, o umbigo dos leitões, dois dedos (3 a 4 cm) abaixo do ponto de inserção deste e, imediatamente após, mergulhar o umbigo numa solução de iodo a 10%. Ao amarrar o umbigo deve-se ter o cuidado para não tracioná-lo em excesso, caso contrário, poderemos causar uma hérniaumbilical no leitão.
Orientar o leitão recém-nascido para a primeira mamada, imediatamente após as operações descritas acima. Todo leitão recém-nascido deve mamar o primeiro leite ou colostro, preferencialmente, até duas horas após o nascimento, para melhor aproveitamento dos anticorpos ou imunoglobulinas formados no organismo da porca, os quais darão maior resistência aos leitões contradeterminadas infecções.
O leitão nasce praticamente sem proteção contra os germes patogênicos; é através da ingestão do colostro que os leitões recebem a proteção contra determinadas doenças, principalmente nas primeiras semanas de vida. A capacidade de absorção de anticorpos, existentes no colostro, pelo leitão tem um tempo limitado, verificando-se uma diminuição logo após o nascimento;observa-se que 24 a 36 horas após o nascimento dos leitões, encerram-se a absorção dos anticorpos devido às células do epitélio intestinal dos mesmos, tornar-se impermeáveis às imunoglobulinas ou anticorpos encontrados no colostro. Além disto, sabe-se que a composição do colostro modifica-se com rapidez após o parto, demonstrando que a amamentação dos leitões nas duas primeiras horas, após o nascimento,permite estabelecer através da ingestão do colostro, uma maior proteção contra os agentes patogênicos existentes no ambiente.
O colostro além de estimular a imunidade dos leitões, tem função nutritiva e laxativa para aos leitões.
Ligar e manter a fonte de aquecimento dos leitões em funcionamento. Ao nascer, os leitões, não possuem ainda um sistema termo-regulador desenvolvidos, necessitando poristo, de uma fonte de aquecimento nos primeiros dias de vida Segundo alguns autores, a temperatura corporal de um leitão recém-nascido cai em média 2,2 graus centígrados, logo após o parto. Esta perda é diretamente proporcional à temperatura ambiente, ao momento em que começa a mamar e ao peso corporal do leitão.

PORCAS EM GESTAÇAO
A exigência de energia das porcas em gestação depende dopeso corporal, do ganho de peso esperado durante o período e de parâmetros de manejo e ambiente. O consumo de energia durante a gestação é normalmente limitado para controlar o ganho de peso e manter uma condição corporal (escore) apropriada da porca (Penz e Viola 1998), conforme pode ser visto na Figura 2. As porcas devem ser manejadas e alimentadas visando obter um ganho de peso líquido de 25 kgdurante o período de gestação, por pelo menos as três ou quatro primeiras parições. O ganho de peso resultante da placenta e dos produtos de concepção é de aproximadamente 20 kg, para um ganho de peso total de 45 kg durante a gestação (NRC, 1998).
Quando a quantidade de nutrientes fornecida durante a gestação está abaixo das necessidades de manutenção, o peso ao nascer decresce, mas o número deleitões nascidos não é afetado a não ser que seja imposta às fêmeas uma restrição severa de nutrientes (Lima, 1991). Hoppe et al (1990) realizaram um estudo onde porcas primíparas receberam dietas com 6 ou 9 Mcal EM/dia durante a gestação por quatro partos consecutivos. As porcas que consumiram dieta com 9 Mcal EM/dia ganharam mais peso durante a gestação, mas perderam mais peso durante alactação, resultando em similares pesos a desmama. A espessura de toucinho foi maior para as fêmeas com mais energia na dieta aos 110 dias de lactação. As porcas alimentadas com 6 Mcal EM/dia durante a gestação consumiram em média 22 kg a mais de ração durante a lactação do que o outro grupo. O desempenho da leitegada (número de nascidos e peso) não foi afetado pelos tratamentos
Aumentando-se o...
tracking img