H1n1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A infecção pelo vírus influenza A subtipo H1N1 apresenta sinonímia extensa, sendo também conhecida como gripe suína, porcina, mexicana, norte-americana e nova. Consiste em doença infecto-contagiosa ocasionada por variante do vírus influenza, que surgiu, possivelmente, de mutação de material genético de vírus humano, suíno e aviário que se encontrava, simultaneamente, em porcos.Os vírus influenza de várias espécies quando infecta o mesmo animal pode se reorganizar geneticamente e originar nova estirpe de vírus, como sucedeu, atualmente, com a emergência do vírus influenza A-H1N1.
O vírus suíno foi isolado pela primeira vez em 1930. Sua infectividade para o ser humano é baixa, entretanto, existem casos esporádicos de contágio em grupos de risco constituídos poragricultores, suinocultores e profissionais correlatos.
A infecção pela influenza A-H1N1 determina, principalmente, doença das vias aéreas, sendo considerada desde a sua emergência, em abril de 2009, a partir de dados preliminares relatados no México, capaz de determinar letalidade em torno de 6 a 10%, o que provocou comoção mundial, pelos riscos de pandemia. Em suínos provoca doença respiratória,altamente contagiosa, sem expressiva mortalidade. O vírus A-H1N1 possui transmissão direta e indireta do suíno para o ser humano, respectivamente, ao inalar secreções respiratórias ou pelo contacto com mão e objeto contaminados pelo vírus. A contaminação não se faz pelo consumo de carne ou produtos suínos cozidos a 70ºC. O vírus A-H1N1 possui transmissão direta e indireta do suíno para o ser humano,respectivamente, ao inalar secreções respiratórias ou pelo contacto com mão e objeto contaminados pelo vírus. A contaminação não se faz pelo consumo de carne ou produtos suínos cozidos a 70ºC.
2. OBJETIVO
Tem como objetivo desenvolver estudos e levantamentos teóricos sobre os problemas de saúde pública de maior incidência. Com base nisso, iremos desenvolver relatórios e documentos educativose preventivos, os quais deverão ser socializados e utilizados como material de apoio em campanhas preventivas.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 A ORIGEM DO VÍRUS INFLUENZA A - H1N1
Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A (H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteínaneuraminidase. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.
A Influenza A H1N1 é uma doença respiratória causada por vírus influenza tipo A H1N1. Os focos de Influenza A H1N1 geralmente podem acontecer em suínos, resultando em elevadosníveis de doença e / ou morte em suínos. O vírus da gripe normalmente não infecta o homem, no entanto, infecções humanas com Influenza A H1N1 podem ocorrer. A causa mais comum de casos humanos de Influenza A H1N1 está relacionada ao contato de pessoas com animais suínos, mas é possível o vírus da Influenza A H1N1 se propagar também de pessoa para pessoa.Variantes de H1N1 de baixa patogenicidadeexistem em estado selvagem, causando cerca de metade de todas as infecções por gripe em 2006.
Em Abril de 2009, um surto de H1N1 matou mais de 100 pessoas no México, e pensava-se existirem mais de 1500 indivíduos infectados em todo o mundo em 26 de Abril de 2009. O Centers for Disease Control and Prevention nos Estados Unidos avisou que era possível que este surto desse origem a uma pandemia. Nobalanço oficial da OMS divulgado no começo da manhã de 8 de maio de 2009, que não inclui o aumento de casos na América do Norte, Europa e América Latina, o número de contaminados era de 2384, com 42 mortes.

3.2 COMO SURGIU A DOENÇA?

Figura 1. Como surgiu a doença

3.3 O QUE É O VÍRUS H1N1?
Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e...
tracking img