Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é racismo ?

Racismo é um modo de pensar onde se dá grande importância à noção da existência de várias raças humanas distintas ou superiores uma das outras. Onde existeconvicção de alguns indivíduos devido as suas características físicas hereditárias, e determinado traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros

O racismonão é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões que foram concebidas ao longo dos tempos onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em quealguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar atos dahumanidade ao longo da história como é o caso da escravidão, do domínio de determinados povos sobre outros, os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e o complexo deinferioridade que muitos povos sentem em relação a outros.
Tipos de racismo :

Racismo individual – Realça-se nos lugares mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e até nosinteresses pessoais que estão socializados entre várias raças
Racismo institucional – demonstrado em dados oficiais, por exemplo aqueles que são discriminados no nosso sistemade trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas instituições.      
Racismo cultural – Manifesta-se nos valores, nas crenças, na religião, na língua, na música, na filosofia, na estética,entre outros.

Racismo primário – É um fenômeno emocional ou passional, sem qualquer elaboração ou justificações.

Racismo comunitarista  – É um racismo contemporâneo que se aproprioudos pontos centrais do anti-racismo, ou seja que raça não é natureza.

Racismo ecológico ou ambiental – É a forma ou subespécie mais recente de discriminação, contra a “Mãe Terra”.
tracking img