Cuias artesanais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universitário Belas Artes de São Paulo
Desenho Industrial - Design Gráfico









Alunos:






Temática: …..Disciplina: Metodologia de Projeto I
Projeto: Embalagem para Cuia de Chimarrão






São Paulo
Setembro / 2010












Resumo

O trabalho tem como meta a criação de uma embalagem que tenha ao mesmo tempo um forte apelo a sustentabilidade sema perca de valores de estética e funcionabilidade. Tais aspirações são alcançadas através da pesquisa metodológicas visando um novo conceito de embalagem. Alem da ligação da embalagem com o artesanato brasileiro, em destaque para o dos pampas gaúchos. Assim tal embalagem carrega em sua concepção tanto valores de sustentabilidade como o conceito de estética do artesanato sulista brasileiro.SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO
1.1.....Delimitações do Tema
1.2.....Objetivo Específico
1.3.....Razões

2. Situação inicial
2.1.....Problemas Observados
2.2.....Problemas Definidos

3. Metodologia

4. Cronograma

5. Desenvolvimento
5.1...…Pesquisa Teórica
5.1.1....Habito de Tomar Chimarrão
5.1.2....Artesanato como Negocio

­
6. Pesquisa de campo6.1.....Pesquisas Junto ao Artesão
6.2.....Pesquisas Junto ao Consumidor
6.3.....Pesquisas Comercial

7. Conclusões gerais
7.1.....Resultados das Pesquisas
7.2.....Verificação de Hipóteses
7.3.....Justificativa


1.INTRODUÇÃO




Este trabalho tem por objetivo a criação de uma alternativa ao processo de embalagem de cuias artesanais, também abordando questões do meia ambiente e sustentabilidade.Assim visando a produção de uma embalagem de baixo impacto ambiental sem a perda da funcionabilidade da embalagem e nem da depreciação do conceito estético que a mesma carrega.


1.1.Delimitações do Tema

O tema é delimito pela criação de uma embalagem para cuia de chimarrão assim aderindo valor e conceitos de design com a mesma.

1.2.Objetivo Específicos

A criação de uma embalagemque ao mesmo tempo contemple conceitos e valores ambientais, tais como sustentabilidade e reciclagem, e tenha um design arrojado, conseguindo ao mesmo tempo proteger a peça , que tenha funcionabilidade, que não agrida o meio ambiente e que seja agradavel do ponto de vista estético


1.3.Razões

A escolha da cuia de chimarrão como produto a ter uma embalagem desenvolvida
se fez pela falta detal produtor ter qualquer tipo de embalagem, alem de ser uma peça de grande importância no cenário artistico e cultural brasileiro. Na busca pela originalidade, dentre todas as opções, a cuia de chimarrão foi a que mostrou ter maior potencial de criação e desenvolvimento. Por ter materiais de origem natural em sua concepção mostra que pode ser um grande estandarte para ideia de sustentabilidade.Além de todo apelo ambiental que pode ser agregado a embalagem, as cuias de chimarrão tem como sua ornamentação cenários dos pampas brasileiros, algo que reforça a ideia de multiculturalidade presente no brasil.


2.SITUAÇÃO INICIAL


2.1. Problemas Observado

O problema observado fica por conta da falta de uma embalagem para a cuia de chimarrão. A embalagem seria de suma importância paraproteger a peça, facilitaria o transporte e garantiria que a mesma chegasse ao seu destino sem nenhum parte danifica.


2.2. Problema Definido

Após as observações preliminares o problemas fica por conta de como produzir um embalagem que proteja a cuia, seja ambientalmente viável e ainda valorize a peça com um projeto gráfico agradável e arrojado.












3. METODOLOGIAPara a criação da nova embalagem tais preceitos metodológicos foram utilizados em uma ideia linear.

O primeiro ponto é a definição do tema. É notório que no brasil a criação artesanal e extremamente rica e criativa, assim a escolha de uma tema entre tantos pode parecer em uma primeira estancia fácil, já tal escolha de mostra extremamente complexa na busca de algo de algo que seja...
tracking img