Estudo de caso do núcleo piravevê: a taboa como fonte de renda e fortalecimento de identidade regional.

1026 palavras 5 páginas
Estudo de caso do Núcleo Piravevê: A taboa como fonte de renda e fortalecimento de identidade regional.

Introdução
A propagação dos alertas relacionados ao esgotamento dos recursos naturais, da necessidade de um desenvolvimento sustentável e da crescente conscientização ambiental, tem reflexos diretos na demanda da produção de bens. A responsabilidade ambiental na elaboração de projetos de design aumentou consideravelmente, tornando-se indispensável a proposta de soluções que minimizem os efeitos ambientais negativos da produção tendo em vista a totalidade do ciclo de vida dos novos produto.
Baseado nessa conjuntura, o Laboratório de Design Solidário (LabSol), da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunica;ao (FAAC) – Unesp Bauru, busca aplicar na prática o tripé conceitual que norteia os projetos : Sustentabilidade, Ecodesign e Economia Solidária na elaboração de produtos artesanais que atendam a essa demanda, levando em conta também a cultura a qual o grupo atendido está inserida, sua preservação e valorização.
Tais conceitos puderam ser postos em prática no núcleo Piravevê, Ivinhema – MS, a partir do convite feito pela Faculdade de Medicina da USP para a participação do projeto de extensão Bandeira Cientifica em 2009, através de um estudo prático de caráter empirico atraves de intervenções de design em comunidades envolvidas com o artesanato.
A atuação em Piravevê deu-se principalmente através da proposta de exploração das qualidades estéticas-naturais da taboa, buscando agregar valor à produção artesanal da comunidade, conferindo-lhe maior inserção no mercado através da afirmação de sua identidade.
Alem do grupo de Piravevê, outros cinco foram atendidos pelo LabSol.

Objetivos
O centro das pesquisas e do desenvolvimento de novos produtos se deu a partir da taboa (Typha domingensis), planta aquática abundante e de fácil acesso na região, e que já era uma das matérias-primas usada pela comunidade. Buscou-se trabalhar as potencialidades do

Relacionados