Influencia dos racionalistas na sociedade moderna

783 palavras 4 páginas
INFLUENCIA DOS RACIONALISTAS NA SOCIEDADE MODERNA

RESUMO As ideias, pensamentos e duvidas sempre afligiram a sociedade e os filósofos como Platão (que na antiguidade, deu inicio ao pensamento racionalista) e para Descartes, já no século XVI, (considerado o pai da modernidade), que acreditam que há ideias inatas, influenciaram a transformação da sociedade moderna como conhecemos hoje.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostraro racionalismo e sua influencia na sociedade moderna, discutir os pensamentos dos principais filósofos e o comportamento do Homem junto ao movimento racionalista.
1 Racionalismo Como uma filosofia entende-se que o racionalismo usa a razão e a lógica como base confiável para testar todas as reivindicações da verdade, buscando o conhecimento objetivo sobre a realidade, fazendo juízos e conclusões sobre ele. O racionalismo é a crença de que o mundo em que vivemos pode ser entendido pelo uso da razão. A Associação Racionalista defende uma abordagem racional dos problemas humanos, propõe alternativas fundamentadas para dogmas religiosos, visa promover um sistema secular da educação e pretende defender a liberdade de pensamento e as liberdades civis. Em sentido mais amplo e comum, racionalismo é o ato de pensar, raciocinar, fazer uso da razão, que é uma das características que distingue o homem dos outros animais que lhes são inferiores na escala evolutiva. É este tom e hábito de pensamento, que é o árbitro supremo das opiniões dos períodos sucessivos, é criado, não por influências advindas de qualquer departamento intelecto, mas pela combinação de todos os intelectuais e até tendências sociais da época.

2 Evolução do Racionalismo A evolução do racionalismo foi interrompida durante a idade media com a soberania da igreja e a alienação da sociedade aos dogmas da igreja teológica, onde o povo era guiado pela “vontade de Deus”. No Século XVI houve uma explosão do movimento racionalista. Descartes um dos principais filósofos da

Relacionados