METODOLOGIA DE DESIGN EM INTERAÇÃO COM O ARTESANATO DE TRADIÇÃO: relato de projeto envolvendo as Cuias de Santarém

3645 palavras 15 páginas
METODOLOGIA DE DESIGN EM INTERAÇÃO COM O ARTESANATO DE TRADIÇÃO: relato de projeto envolvendo as Cuias de Santarém

Resumo: No ano de 2011, realizou-se um projeto organizado pela ONG ArteSol - Artesanato Solidário, a pedido da Ministério do Turismo. Tratou-se de um trabalho conjunto coordenados pela ONG ArteSol e consultoria da empresa Straat, as comunidades artesãs ribeirinhas de Santarém, detentoras do centenário legado das Cuias de Santarém, uma designer holandesa e um estudante brasileiro de design, com a finalidade da criação de novos produtos utilizando toda matéria prima e processos produtivos já presentes na vida e trabalho daquelas mulheres. O presente trabalho visa relatar e analisar criticamente o desenvolvimento e resultados do processo, com ênfase em comentários quanto a aspectos sociais e metodológicos do projeto, de forma a servir de insumo a iniciativas semelhantes.

Palavras-chave: Design, Artesanato de Tradição, Metodologia de Projeto

1. INTRODUÇÃO
As Cuias de Santarém são objetos artesanais centenários de origem indígena. Tratam-se de objetos confeccionados a partir do fruto de árvore, denominada Cuieira (Crescentia cujete - Figura 1).

Figura 1 Frutas das cuias ainda na árvore cuieira. Fonte: autores

Os frutos, após colhidos, sofrem um corte longitudinal que os separa em duas metades idênticas, de onde são removidas a poupa, e raspada superficialmente a casca externa. Das cuias raspadas e limpas, resta uma casca de aproximadamente 3mm de espessura, maleável e de tom esverdeado claro. Após ficarem submersas em água por um tempo, são novamente raspadas e alisadas, podendo ser usadas como lixas, por exemplo, a língua de pirarucu e a folha da embaúba (CARVALHO, 2003). A seguir, ficam secando até perderem sua coloração esverdeada para algo mais próximo do bege ou marrom, quando estão prontas para o tingimento com o Cumatê, pigmento extraído da casca de árvore chamada Cumatezeiro.

Figura 2 - Frutas já descascadas, secas e pintadas com o

Relacionados

  • socologia
    37365 palavras | 150 páginas
  • Revista Patrimonio34
    190760 palavras | 764 páginas