Cuba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diário de Viagem a CUBA – Carla

OBS.: esta viagem eu fiz em novembro de 2008, então é possível que em algum momento, os valores que eu coloquei aqui possam alterar.


Bem, não fui com pacotes, agências, etc. Fiz tudo mais ou menos independente, tive muita ajuda das amigas Juliana e Maria Leite (Orkut)!!! Não deixem nenhum eletrônico nas malas, levem na bagagem de mão. Curtam bastante porqueprovavelmente vocês vão adorar cada minuto lá! Eu amei!!! Ah, leiam bem o guia da Maria (http://guiadecuba.webs.com/)!


Passagem e visto

A passagem aérea, comprei na Copa Airlines, em uma loja em Copacabana, mas nos aeroportos tb pode comprar. As tarifas podem ser consultadas pelo site:

http://res.copaair.com/itd/itd/Air?_channelLocale=pt

O visto para turista é muito simples. Na horado check-in é só dizer que quer comprar o visto para Cuba (se por um azar esquecer, acho que pode ainda comprar no aeroporto do Panamá, na conexão, já que para o Panamá não precisa de visto). O visto (é um cartão simples) custou R$46,00 e deve ser preenchido antes de chegar a Cuba. No Panamá eles pedem na hora do embarque para Havana e carimbam (mesmo que não esteja ainda preenchido). Não hánenhum carimbo no passaporte! Na volta, esse mesmo visto será entregue na saída do país e, além disso, se paga uma taxa de 25 CUC, então, reserve este dinheiro para a volta.

Pode acontecer (aconteceu comigo) de na chegada ter uns cães farejadores que buscam drogas. São bem dóceis, labradores em geral. Não se assustem, achei uma ação importante para que não haja a entrada de drogas no país, o que éótimo!!!


Dinheiro

É preciso entender que em Cuba a moeda que os turistas usam é o CUC (peso conversível) e a moeda que a população usa é o peso cubano (e o CUC tb!). Esqueçam o peso cubano, pois para quem vai a passeio nada é nesta moeda! Este sistema é uma forma de não aumentar os preços dos produtos para os cubanos.

De forma geral, com poucas variações, 1 euro = 1,20 CUC e 1 dólar =0,80 CUC. Há um site que oferece a cotação exata do dia:

http://pt.coinmill.com/CUC_calculator.html#CUC=1
Dá para preencher, no site, o campo com o valor que quiser em CUC e clicar em “converso” que sai o valor correspondente em diversas moedas. O euro está na coluna do meio, linha 16, e o dólar americano na coluna do meio, na quarta linha de baixo para cima.


Relação com o Brasil

Quandofalamos que somos do Brasil, todos abrem um sorriso. Eles gostam dos brasileiros, das novelas, do Lula, do futebol, carnaval, etc.


Cuidados (os mesmos como para quem vêm ao Brasil! ou melhor, menos!!! hehe!)

Não dê ouvidos às pessoas que ficam te perguntando de onde vc é. Nas ruas, na parte turística, tem muita gente puxando assunto. Na área residencial, ninguém liga muito para de onde vcveio. Se te chamam é para te vender algo ou podem até tentar te enrolar. Se for pedir informação, peça a um guarda, um lojista ou nos locais próprios de informações turísticas (na Calle Obispo, em Havana Velha, tem um). Um mapa é fundamental. Qd estive lá, me disseram que a Bodeguita estava fechada, qd na verdade não estava, só para me levar a outro restaurante. Lá não há assalto a mão armada, masse vc se distrai, podem te levar a máquina ou outra coisa...


Ônibus, cocotaxi, taxi, etc.

Já devem ter ouvido que há o famoso ônibus de 5 CUC (2 andares, ver foto), no qual se sobe e desce com o mesmo bilhete do dia. Em Havana, há três linhas cada uma com seu percurso. Elas se cruzam em determinados pontos que dá para descer e esperar outro ônibus de outra linha para o passeio no qualdesejam. No final deste arquivo, coloquei o esquema do percurso do ônibus, é só se dirigir a um dos pontos e olhar o próximo horário na placa que tem lá (em geral de 20 em 20 min.). O passeio da linha 1 é muito legal!!!
Nos ônibus dos cubanos, não se deve andar porque são pagos em pesos cubanos.
Os cocotaxis são legais, divertidos. Quanto aos táxis, peçam sempre para ligarem o taxímetro, pois...
tracking img