Apostila teleprocessamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE

I

VISÃO GERAL DAS COMUNICAÇÕES DE DADOS E DAS REDES DE COMPUTADORES
s comunicações de dados e as redes de computadores são objetos que saíram do universo tecnológico e caíram no domínio público. Produtos como os aparelhos de MP3 e telefones celulares não são mais restritos ao mundo de magia da alta tecnologia, mas sim brinquedos para todos, desde pré-adolescentes aos avós. Oprogresso na tecnologia de comunicação de dados e nas redes de computadores está acontecendo numa velocidade assustadora. Para se ter uma idéia, as antenas de televisão tipo bunny-ear (antena interna de TV) são coisas pré-históricas, se comparadas às transmissões digitais a cabo e via satélite dos dias atuais. Hoje os escritórios são movidos por conexões wireless. Para o usuário final dessas tecnologias,o único requisito é saber como utilizá-las, isto é, ter o know how. Contudo, um estudante destes campos do conhecimento humano deve estar familiarizado com tópicos e conceitos mostrados na Figura 1.
Modelos de redes

A

Protocolos e padrões Comunicação de dados Conectividade
Internet

LANs e WANs Componentes Representação de dados Fluxo de dados Processamento distribuído CritériosEstrutura

Figura

1

Visão geral.

Comunicação de Dados
As redes de comunicação existem para que dados possam ser enviados de um lugar para outro, essa é a idéia básica da comunicação de dados. Para que esse assunto seja entendido completamen-

32

Parte I



Visão Geral das Comunicações de Dados e das Redes de Computadores

te, devemos compreender os componentes físicos de uma rede;saber representar os diferentes tipos de dados e estarmos aptos a criar/gerenciar um fluxo de dados.

Conectividade
A comunicação de dados entre locais remotos pode ser realizada através de um processo denominado conectividade, que envolve desde a conexão de computadores, meios e dispositivos de redes (os ativos de redes). Assim, quando estivermos falando sobre conectividade, queremos que setenha em mente três conceitos: processamento distribuído, critérios (protocolos) de redes e infra-estrutura de redes. Rede Locais e Redes Geograficamente Distribuídas Redes de computadores são classificadas em duas categorias principais: redes locais (LANs) – Local Area Networks – e as redes geograficamente distribuídas (WANs) – Wide Area Networks. Essas redes têm diferentes tipos decaracterísticas e funcionalidades. Em geral, uma conexão LAN é uma coleção de computadores e dispositivos periféricos numa região limitada, tal como um prédio ou um campus. Uma LAN quase sempre está sob o domínio privado de uma empresa. Já uma rede WAN é uma coleção de LANs e estende-se geograficamente por enorme região. Internet A Internet, principal foco deste livro, é uma coleção de LANs e WANs unidas pordispositivos de internetworking. Na Figura 1, mostramos esse relacionamento na caixa intitulada Internet que encerra as LANs e WANs. Entretanto, a Internet é mais do que simplesmente uma conexão física de LANs e WANs; ela também é um emaranhado de protocolos e padrões de internetworking. Protocolos e Padrões Os protocolos e padrões são vitais para a implementação de uma rede de comunicação de dados.Os protocolos referem-se às regras; já um padrão é um protocolo adotado por organismos internacionais de padronização e empresas do ramo. No diagrama da Figura 1, a caixa Protocolos e Padrões abrange tanto o conjunto comunicação de dados quanto networking (redes) para enfatizar que cada área ou competência tem uma regra própria.

Modelos de rede
Os modelos de rede servem para organizar,unificar e controlar os componentes de hardware e software da rede de comunicação de dados. Embora o termo “Modelos de rede” pareça estar relacionado apenas às redes, ele também se aplica à comunicação de dados em si.

Capítulos
No Capítulo 1, discutimos brevemente os três primeiros tópicos – comunicação de dados, networking (redes) e os padrões. Os modelos de rede, alicerces fundamentais para o...
tracking img