Cronologia de celestim fernades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cronologia da vida de Célestin Freinet

· 1896 - Nasce Célestin Freinet, em uma cidadezinha chamada Gars, que fica situada no sul da França, no dia 15 de outubro. Ainda adolescente mudou-se para acidade de Nice, onde começou a cursar o Magistério.

· 1914\1918 - Com o início da primeira guerra mundial Célestin Freinet tem que interromper os seus estudos e se alistar no exército. Períod emque sofreu muito com o uso dos gases tóxicos, prejudicando para sempre a saúde de seus pulmões, teve que dar baixa no exército, pois ficou muito doente e até sem esperança de cura.

· 1920 - EmBar-Surloup Célestin Freinet dá início as suas atividades como educador, antes mesmo de terminar o Curso Normal.

· 1921\1924 - Em contato com seus alunos na prática, da início as suas descobertasembazadas somente nos interesses dos seus alunos. Cria uma Cooperativa de Trabalho com aldeões com quem também trabalhava e dá origem as primeiras correspondência escolares.

· 1926\1928 - Fica conhecendoElise, uma artista plástica que começa a trabalhar como sua ajudante. Depois, de algum tempo Célestin Freinet casa-se com Elise e escreve o livro "A Imprensa na Escola", cria também a revista "LaGerbe" (O Ramalhete) com vários poemas infantis. Funda também a Cooperativa de Ensino Leigo e os dois vão trabalhar na cidade de Saint Paul.

· 1933\1939 - Começam a receber muitas correspondências porcausa das atividades desenvolvidas na Escola e na Cooperativa, isso iniciou um certa hostilidade e desconfiança de alguns. E Célestin Freinet é exonerado do cargo de professor na cidade de Sant Paul.Mas Célestin Freinet e Elise Freinet dão continuidade ao seus trabalhos na Cooperativa, e a escola de Célestin Freinet é oficialmente inaugurada. Logo após começa a segunda guerra mundial.

· 1940 -Célestin Freinet vai preso e encaminhado ao campo de concentração de Var, lá ele fica seriamente doente, mas enquanto é mantido preso dá aula para os seus companheiros. Sua esposa Elise Freinet...
tracking img