Crm marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Final

MARKETING DE RELACIONAMENTO E CRM

Aluno: Diego Luiz Fonseca Germano
Matricula: 20071248
Índice

* Introdução
* Evolução do Marketing
* Marketing Direto
* Marketing de relacionamento
* Ferramentas de Marketing de Relacionamento
* CRM (Customer Relationship Management)
* Database
* A importância do Marketing de Relacionamento para as empresascontemporâneas
* Cases
* Conclusão
* Bibliografia

* Introdução

Ao começar um estudo mercadológico nos dias de hoje, nos deparamos a uma crescente e acirrada competição de todos os tipos empresas por mercados das mais diversas áreas, e que a cada dia também crescem. O cenários mercadológico das últimas décadas passou, e está passando por uma completa transformação tecnológica,científica e social, as empresas se vêem obrigadas a recorrer aos mais elementares e antigos processos de marketing, ou seja, aquele em que vendedor e comprador, bem próximos, trocam informações, dados, preferências, ofertas, necessidades. As corporações precisam cada vez mais procurar alternativas que permitam auxiliar as empresas a manter e valorizar os clientes e ainda oferecer os melhoresserviços aos consumidores finais.

Esses antigos conceitos de mercado e do que ainda não era conhecido como Marketing, dão origem a um novo formato estratégico e que atualmente conhecemos como Marketing de Relacionamento.

O marketing de relacionamento, conforme nomenclatura, trabalha em cima dos procedimentos de otimização em vendas a partir da excelência nas relações estabelecidas entreorganização e cliente.

Pertence aos seus conceitos, à máxima expressa no cliente como elemento principal, e seus desejos e reclamações, não como dados ou representações, mas como obrigatórios campos a serem rapidamente satisfeitos. O objetivo central do marketing de relacionamento concentra-se nos procedimentos cuja meta maior é a fidelização da clientela, ou seja, a retenção do consumidor para novas eseqüenciais compras em um mesmo estabelecimento ou empresa, pois tendo em vista que o Mercado de Consumido, com suas bases no Capitalismo, é o principal pilar mercadológico e palco das grandes e crescentes batalhas de concorrências existente, as técnicas de marketing de relacionamento funcionam como ações orientadas no sentido de promover diferencial às organizações, o que de fato é determinante nahora do consumo.

Anterior e propulsor do Marketing de Relacionamento, o Marketing Direto surgiu também devido a essas necessidades, e hoje tem seu conceito mais relacionado as ações direcionadas e não se preocupa tanto na construção de um relacionamento duradouro com o cliente.

As novas tecnologias puderam dar as ferramentas necessárias para que o do Marketing Direto surgisse o Marketing deRelacionamento que juntamente com o CRM que visam principalmente melhorar os relacionamentos das empresas com clientes (os tornando fieis), fornecedores e até mesmo funcionários.

* A Evolução do Marketing

No passado todos éramos tratados, empiricamente, de forma individual pelos pequenos estabelecimentos que existiam. Os consumidores eram conhecidos pelo nome, sabia-se onde viviam, que tipode produtos consumiam e quando necessitavam dos mesmos. Sabia-se também como queriam que esses produtos fossem entregues e como costumavam pagar as suas contas. Tudo isto era objeto de registro na memória do merceeiro ou do dono de outros estabelecimentos. Nesta perspectiva, dividiam-se inconscientemente os clientes em grupos de maior ou menor valor para o negócio. Desta forma, personalizavam-seos serviços e produtos para que se adequassem às necessidades e ao valor de cada cliente. A concorrência era pouca e o mercado conquistava-se facilmente, na sua zona de influência. Sabendo o que os clientes queriam, não se desperdiçavam recursos mantendo em stock produtos ou desenvolvendo serviços que o cliente não comprasse. Nesta altura era quase um dado adquirido que cada venda feita a um...
tracking img