Cristianismo primitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[Oracula, São Bernardo do Campo, 4.7, 2008] ISSN 1807-8222

O PROBLEMA DA IDENTIDADE NO CRISTIANISMO PRIMITIVO
INTERAÇÃO, CONFLITOS E DESAFIOS

José Luiz Izidoro•

Resumo

A construção das identidades dos povos oriundos de diversas nações e geografias apresentará uma constituição flexível e de tensão no seu processo de interação com outros povos e culturas. Procedente do judaísmo, ocristianismo surgiu e se desenvolveu em ambientes grecoromanos, assimilando, integrando e reinterpretando muitos elementos socioculturais e categorias de pensamentos ali encontrados, interagindo com os mesmos e, assim, abrindo-se às diversidades e às múltiplas experiências na construção de sua identidade, não obstante os conflitos e tensões inerentes ao processo.
Palavras-chave: Cristianismo;identidade; grupos étnicos; fronteiras étnicas; interação;

gentios; judeus; cristãos.
Abstract

The construction of the identities of the people originating from of several nations and geographies will present a flexible constitution and of tension in its interaction process with other people and cultures. Coming from Judaism, the Christianity appeared and grew in


Doutorando em Ciências dareligião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Integrante do Grupo Oracula de Pesquisa. Endereço eletrônico: jeso_nuap@hotmail.com.

Oracula 4.7, 2008.

Greco-Roman atmospheres assimilating, integrating and reinterpreting many socio-cultural elements and categories of thoughts there found, interacting with the same ones and then opening up to the diversities and the multipleexperiences in the construction of its identity, in spite of the conflicts and inherent tensions to the process.
Keywords: Christianity; identity; ethnic group; ethnic boundary; interaction; Gentiles; Jews;

Christians.

Introdução

A expansão do cristianismo nascente se insere no contexto sociocultural greco-romano, interagindo com todas as expressões e formas de pensamento e linguagem dassociedades. No âmbito da construção da identidade do cristianismo primitivo, torna-se necessário e pertinente apresentar ou salientar algumas categorias que consideramos de suma importância para a sua compreensão. Tratam-se das categorias “judaísmo”, “helenismo” e “cristianismo”. Em primeiro lugar, segundo André Chevitarese e Gabriele Cornelli, deveremos considerar as categorias “cristianismo”,“judaísmo” e “helenismo” não como blocos monolíticos e absolutamente imutáveis, uma vez que o seu desenvolvimento e dinâmica situam-se no dinamismo e na dialética da história. Considerando que “o judaísmo, o cristianismo e o politeísmo grego nunca existiram enquanto formas culturais autônomas e independentes, fora das simplificações manualísticas ou das identificações ideológicas posteriores”.1 ParaChevitarese e Cornelli, “ao nos referirmos às culturas judaicas, cristãs e politeístas, estamos admitindo o uso de um conceito que estabelece a todo o momento, em termos individuais ou coletivos, um diálogo constante entre o presente e o passado...”2 As múltiplas obras literárias presentes no contexto do cristianismo primitivo evocam, de certo modo, uma realidade consideravelmente plural e diversificadano que se refere às culturas e suas fronteiras geográfico-étnicas. Sendo assim, torna-se pertinente considerar todos os matizes presentes no processo relacional dos povos, nações e territórios.
1

CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele. Judaísmo, cristianismo, helenismo. Itu: Ottoni Editora, 2003, p. 16. 2 CHEVITARESE & CORNELLI, p. 14.
54

Oracula 4.7, 2008.

Judaísmo Tentaremoscompreender o conceito judaísmo a partir da própria construção histórica do termo e o que subjaz ao seu substrato. Conforme Shaye J. D. Cohen, citando Fredrik Barth (Ethnic Groups and Boundaries, 1969), “um grupo étnico existe por suas fronteiras – É o caminho em que ele se demarca e se distingue (nós) dos outros (eles)”.3 Para Cohen, a fronteira marca o grupo. Porém a fronteira social não...
tracking img