Estudo do cristianismo primitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho monográfico a seguir abordará o conceito básico sobre religião e seus conceitos básicos para o mundo. Este trabalho é constituído de dois capítulos, onde tem como objetivo levar ao entendimento desta etapa da vida religiosa e suas formações e como e de que forma lidar com seus alunos em sala de aula.
Estudar a história da humanidade torna-se algo primordial para aeducação, pois colabora para novas tomadas de decisões e contribui para a formação e para o conhecimento na vida de qualquer pessoa, de forma cultural e social. Com isso, é possível abrir novos caminhos para estudos mais concretos e organizados sobre o Ensino Religioso.
A temática do debate acerca do que ensinar e para que se ensine constitui-se um desafio bastante desafiador para os educadores. Não sepode esquecer que o debate sobre o educar e sobre o ensinar passa pelo debate sobre a existência humana.
Percebem-se com uma freqüência cada vez maior e mais barulhenta aos descasos e até menosprezos das práticas e dos conhecimentos do ensino religioso, com que grupos humanos e sociedades, por vezes têm produzido e elaborado suas razões.
Voltando ao foco do problema: o que se deve ensinar dentroou fora do ambiente escolar, ou na sociedade em geral, e o que se torna importante para que alguém se torne o suficientemente capaz para viver na sociedade, ou nas sociedades desse tempo? A saber: é possível formar alguém apto a exercer uma vida realmente cristã e o que significa formar alguém? Claro que esse teor de discussão leva a sociedade e até mesmo os educadores para a discussão positivistasobre a natureza humana e a religiosidade na vida delas.
Como meta para o ensino de uma religião não se deve apenas levar em consideração a questão de se formar cidadãos nem mais conscientes nem tão pouco mais responsáveis. Tratar da religião na vida como formação de valores, ou até mesmo na sala de aula significa enfrentar as grandes questões que afetam a forma como homens e mulheres nestanossa sociedade constroem suas razões efetivas para viver como vivem e porque vivem. Discutir religião já nas séries iniciais da educação formal significa assumir a necessidade de perceber que a vida não está posta somente na necessidade de construir modos de coesão social.
É proposto que, de forma direta e sem mais rodeios, apresente-se a religião como indicadora de formação dentro ou fora doambiente escolar. Afinal por que e para que trazer a religião para dentro da sala de aula? A justificativa para o estudo do ensino religioso na sala de aula deve ser construída no princípio de que alguém pode atingir com tais estudos, propondo a todos os pais e professores, a busca por uma escola que tenha em suas normas curriculares o ensino da religião, para que seja feito uma dinâmica de estudo justaque respeite a opinião de todos, de modo que não exclua ninguém.
Como objetivos concretos para que se obtenha uma reflexão bastante envolvente em torno dessas questões, é possível constatar o que é realmente necessário como:
• Desenvolver um método de análise e compreensão das religiões não cristãs;
• Analisar as seitas que se infiltraram nos tempos atuais, suas causas e seus métodos;
•propiciar a compreensão da complexidade do campo religioso através de um estudo sistemático;
• Expor sobre a importância da religiosidade da vida das pessoas;
• Contribuir para a capacitação dos alunos em vista de iniciar um método de conhecimento de outras religiões.
• Recolocar o debate sobre o “Ensino Religioso” na escola, para construir as bases que sirvam de justificativa para a criação de umaárea de conhecimento que se defina como ciência da religião;
Para que esse estudo se torne mais amplo e de fácil acesso para todos, é necessário que sejam implantados conhecimentos como enfoque do tema em questão, através de aulas expositivas, de estudos reflexivos e analíticos de textos, práticas de pesquisas bibliográficas e de construção de sentidos. Com isso, irá contribuir para que sejam...
tracking img