Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como construir um Plano de Negócios

1 - Sumário executivo

O sumário executivo tem como principal objectivo captar o interesse de quem vai avaliar o teu plano de negócios. Para que estes se sintam interessados em procurar mais informação, deverás resumir neste espaço o negócio que pretendes implementar, como vais fazê-lo, quais as competências que o teu grupo tem para o fazer, qual oobjectivo que pretendes atingir e quais as perspectivas financeiras do negócio.
Resumindo, é fundamental que encontremos num minuto a resposta a estas cinco questões básicas:
• Qual o negócio que vais desenvolver?
• Como te vais distinguir relativamente à concorrência?
• Qual o perfil da tua equipa?
• Qual o volume de negócios que esperas ter num espaço temporal de um ano?
• Quanto dinheiroprecisas para implementar o teu negócio?
Deves redigir o sumário executivo após terem completado o plano de negócios. Este deve ser escrito numa linguagem bastante acessível e que possibilite uma leitura bastante entusiasta!

2 - O Produto
2.1 - Qual o produto ou serviço?
Em primeiro lugar, terás que definir quais os produtos que vais vender ou os serviços que vais prestar. Deverás escolher umproduto/serviço que satisfaça uma necessidade da população, de forma a angariar clientes, assim como deverás optar por um negócio que seja possível desenvolver, em vez de escolheres um negócio que dificilmente saia do papel.
2.2 - Quais as formas de comercialização do produto/serviço?
Uma das questões mais importantes num negócio é a forma como vais vender o teu produto/serviço junto dos potenciaisclientes, ou seja, se vais vendê-lo directamente numa loja, através da Internet, do telefone (telemarketing), através de parceiros (intermediários), etc.
Localização Geográfica (Onde vais instalar o negócio?)
Caso escolhas um local físico deves indicar a área geográfica.
Se optares por um serviço on-line deverás definir como farás chegar o teu produto ao consumidor (ex. Express Mail). Casopretendas estabelecer parcerias com intermediários, deverás identificá-los e indicar a sua localização geográfica.
Deverás também justificar todas as tuas opções para que o júri perceba melhor a forma que seleccionaste para chegar aos teus clientes.

3 - Os Clientes
3.1 - Quem são?
A razão de ser de qualquer negócio é o cliente. Sem clientes, qualquer grande ideia falha. Milhares de boas ideiasperdem-se por todo o mundo porque não conseguem atingir os clientes. Neste ponto, deverás definir quem são os clientes-alvo do teu negócio, a faixa etária, o sexo, o poder de compra, entre outros aspectos que possam ser relevantes.
Exemplo: Tanto a Mercedes como a Fiat vendem carros, mas os clientes são diferentes, pois comprar um carro por 15.000 euros é diferente de comprar um carro por 50.000euros.
Se o cliente de um Fiat Punto pode ser um jovem com 22 anos acabado de sair da universidade, o cliente de um Mercedes pode ser um empresário ou um director de uma grande empresa, na faixa etária dos 40 anos.
3.2 - Porque é que os clientes irão comprar os teus produtos / serviços?
Para que o teu negócio possa ser desenvolvido, tens de ter um produto ou serviço que satisfaça as necessidadesdos teus potenciais clientes, assim como tens que fazer um esforço para conhecer essas mesmas necessidades.
Ao definires o teu negócio, deves auscultar o maior número de pessoas, saber se comprariam aquilo que queres desenvolver. Após essa pesquisa, deverás explicar por que é que pensas que os clientes irão comprar os teus produtos/serviços.
Resumindo, deves associar as características do teuproduto (que já identificaste no ponto 2) com as características/ necessidades dos teus possíveis clientes.

4 - O Mercado
4.1 - Qual a dimensão do mercado?
Nesta fase (após teres definido o perfil dos teus clientes), já és capaz de pesquisar alguns dados estatísticos que servem para sustentar o teu plano de negócio..
Podes recorrer às seguintes fontes:
• Instituto Nacional de Estatística...
tracking img