Crise e oportunidades em tempos de mudança.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho final de nossa disciplina deverá ser desenvolvido com base no texto “Crise e oportunidades em tempos de mudança”, que encontra-se disponível na plataforma Moodle. O foco está na primeiraseção – A dimensão dos desafios, que vai da 1ª até o início da 9ª página. Esse trabalho valerá o dobro dos trabalhos anteriores e serão concedidas duas semanas para sua realização.
Os autoresrelacionam no texto quatro grandes desafios: a convergência dos desequilíbrios; o escândalo da desigualdade; o desafio do acesso ao trabalho digno e a deformação das prioridades.
A tarefa consiste emproduzir um resumo crítico dessa primeira seção do texto. É importante que o trabalho não se limite a uma reprodução do que está dito pelos autores. Você deverá expor o que entendeu de cada um dessesdesafios, resumindo-os com suas próprias palavras e manifestando sua opinião sobre eles.

Crise e oportunidades em tempos de mudança.

Nas últimas décadas observamos reuniões e convenções internacionaisem torno de um tema de extrema importância para a manutenção da vida em nosso planeta: o meio ambiente. O problema deriva do processo de industrialização, onde começava a exploração de recursosnaturais até então “abundantes”, trazendo posteriormente também a queima de combustíveis fósseis para a produção de energia, com a liberação de CO² para a atmosfera e, em pouco tempo, a realidade do planetacomeçou a mudar.
No entanto, nada conteve o desenvolvimento tecnológico e industrial, que teve grande ou total responsabilidade pelos danos ao meio ambiente, como o buraco da camada de ozônio, oaquecimento global, o efeito estufa, entre outros.
Hoje, com a dimensão das ameaças, a visão tende a se deslocar (SACHS, LOPES, DOWBOR, 2010). A crise transforma-se em oportunidade quando se percebe omontante dos prejuízos, direcionando a agirmos de forma realista.
Outro agravante é a má distribuição da renda, onde poucos têm muito e muitos, quase nada. Milhões de pessoas no mundo sofrem com a...
tracking img