Crise subprime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUBPRIME
Quando Bush tomou posse 2001. O setor financeiro dos EUA era muito rentável. Numa célula alimentar de titularização que ligava milhões de dólares de hipoteca, com investimento emtodo mundo. Essa célula de pagamento de empréstimos começava pelos compradores de casa que pegavam dinheiro emprestado dos credores para pagar em décadas, os credores vendem as hipotecas a bancos deinvestimentos e os bancos combinam milhares de hipotecas e outros empréstimos, para criar derivativos. Complexos ou''CDO''. Então os bancos de investimentos vendem os CDOs para os investidores.Enquanto os proprietários pagam sua hipoteca  o dinheiro vai para investidores em todo mundo, os bancos de investimentos pagam agencia  de classificação para avaliar os CDOs, e muitos deles recebem notasAAA. Isso era a bomba relógio, os credores não se importavam, mas se o mutuário podia pagar, então começavam a fazer empréstimos de maior risco e os bancos também não se importavam porque quanto maisCDOs vendiam maiores seriam os bancos. E as agências de classificação não davam menor importância se as notas dos CDOs estivessem erradas.
Muita gente ganhou muito dinheiro, o diretor da WallStreet, Richard Fuld, Levou   U$485 milhões. Os Bancos pegavam mais empréstimos e cresciam mais. E a SEC de alguma forma decidiu deixar os “BI” apostarem muito mais. Os Bancos de Investimentos sealavancaram 33 por um.
Havia outra bomba relógio no sistema, a AIG, que estava vendendo grandes quantias de derivativos chamados de “Swaps de créditos”. Para os investidores que possuíam CDOs,os Credit Swaps funcionavam como uma apólice de seguros. Um investidor que comprava Swaps da AIG pagou um prêmio. Se o CDO desse calote, a AIG pagaria ao seu investidor suas perdas. Mas especuladorespoderiam comprar Swaps da AIG para apostar contra os CDOs que eles não possuíam Como Swaps não eram regulamentados, a AIG não separou dinheiro para cobrir eventuais perdas, em vez disso, pagava...
tracking img