Crise 1929 e subprime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

“A CRISE NORTE-AMERICANA – DAS FRAUDES CORPORATIVAS A ATUALIDADE”: A crise de 1929 e Subprime (2008 - 2011)Patrícia de Moura Santana Dutra

Belo Horizonte
2011

Patrícia de Moura Santana Dutra

“A CRISE NORTE-AMERICANA – DAS FRAUDES CORPORATIVAS A ATUALIDADE”: A crise de 1929 e Subprime (2008 -2011)

Trabalho apresentado à disciplina Filosofia II, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Professor: Marcelo Caetano

Belo Horizonte
2011

1 INTRODUÇÃO

O presentetrabalho A Crise de 29, também chamada de Grande Depressão, foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos. No início do século XX, os norte-americanos viviam um período de grandedesenvolvimento econômico. Um dos principais aspectos que explicam tal situação foi a Primeira Guerra Mundial, a qual abalou as economias dos países europeus, obrigando-os a mergulhar na onda dos produtosamericanos.

A grande questão foi que no decorrer da década de 20, esses países já estavam recuperados economicamente. Desta forma, a compra dos produtos estadunidenses caiu drasticamente. Além disso, nosEstados Unidos, os salários dos trabalhadores eram baixos e insuficientes para acompanhar o enorme ritmo de produção. Tudo isso resultou em uma situação inevitável: havia muito produto para poucomercado consumidor, ou seja, o que desencadeou a Crise de 29 foi a superprodução.

Assim, muitas empresas tiveram que estocar ou dar outras soluções para seus excessos de produção, resultando emsignificativos prejuízos e na demissão de muitas pessoas. Como grande parte dessas corporações tinha papéis vendidos na Bolsa de Valores de Nova York, não deu outra: em 24 de outubro de 1929, os preçosdas ações caíram drasticamente.

O que se via eram muitos querendo vender suas ações e ninguém querendo comprar, levando a uma verdadeira quebra (crash) da Bolsa de Nova York. Com isso, muitos...
tracking img