Jonh locke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
jonh locke
Ele não distingue de Sociedade Politica ou civil de acordo com ele o estado de natureza foi uma transcurso para sociedade politica onde teve um consentimento unanime para esta mudança.Após se estabelecido estado civil a comunidade faz a escolha de uma forma de Governo. Já na escolha do governo a unanimidade sede lugar ao principio da maioria, na qual prevalece a decisãomajoritária e simultaneamente, são respeitados os direito da minoria.
Teoria aristotélica: Slide
Já na concepção de Locke o governo não tem finalidade além da conservação da propriedade. Definida a forma degoverno cabe igualmente a maioria escolher o poder legislativo que ele considera ser superior aos demais poderes e denomina de poder supremo. Ele fala que o poder legislativo se subordina ao poderexecutivo confiado ao príncipe como poder federativo encarregado das relações exteriores (Guerra, paz , alianças e tratados)existe uma separação entre os poderes legislativo, executivo e federativo ,os dois últimos podendo ser exercido pelo mesmo magistrado.
Em síntese estes são os principais fundamentos a liberdade para estabelecer a forma de sociedade ,consentimento da comunidade paraestabelecer a formação do governo, a proteção do direito de propriedade pelo governo, controle do executivo pelo legislativo e controle do governo pela sociedade.
O DIREITO DE RESISTÊNCIA
AS relaçõesentre o governo e a sociedade ele afirma que quando os poderes executivo ou legislativo violam as leis ele deixa de cumprir o que foi destinado tornando se ilegal, pois ele visou o interesse próprioe não o bem comum. O direito à resistência seria o direito do povo de se opor ao exercício ilegal do poder, para a deposição do governo rebelde. Direito este legítimo tanto para defender-se daopressão de um governo tirânico como para libertar-se do domínio de um outro país. Para Locke, a legitimidade do poder conferida ao legislativo decorre do consenso em gerar a sociedade civil, cabendo ao...
tracking img