Crise no sistema colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Crise no sistema colonial – Revoltas e Independência do Brasil

As rebeliões nativistas.

Movimentos caracterizados por rebeldias contra o aumento do fiscalismo português após a Restauração (1640). Para sair da crise financeira imposta pelo domínio espanhol, Portugal enrijece o pacto colonial, com a criação do Conselho Ultramarino. É contra esta nova política que os colonos se posicionam.
Osmovimentos nativistas foram de caráter local e não reivindicavam a independência da colônia. Refletem o conflito entre os interesses da metrópole – o chamado centralismo – e os interesses doscolonos – o chamado localismo.
A Insurreição Pernambucana é tida como a responsável pelo despertar do sentimento nativista, visto que, ao longo de sua ocorrência registraram-se divergências entre os colonose os interesses da Metrópole.

ACLAMAÇÃO DE AMADOR BUENO ( 1641 )
Movimento onde Amador Bueno da Ribeira foi aclamado rei de São Paulo. Este fato está relacionado como uma ameaça aos interesses espanhóis na região.

BOTADA DOS PADRES PARA FORA ( 1641 )
Episódio relacionado com as tensões entre colonos e jesuítas, a respeito da escravidão indígena. No ano de 1641, parte dos colonos paulistasexpulsão os jesuítas. O episódio repete-se no Pará ( 1661) e no Maranhão (1844)

A REVOLTA DE NOSSO PAI ( 1664/65)
Uma revolta dos colonos contra o governador de Pernambuco, o português Jerônimo de Mendonça, acusado de corrupção.

A REVOLTA DE BECKMAN ( 1684 )
Ocorrida no Maranhão e liderada pelos irmãos comerciantes, Manuel e Tomás Beckman, contra a Companhia de Comércio do Maranhão, queexercia o monopólio do comércio e do tráfico negreiro. A Companhia não cumpria seus objetivos, levando os colonos a suprirem a falta de mão-de-obra escravizando os índios. Isto gerou um novo conflito, desta vez com a Companhia de Jesus.

A GUERRA DOS EMBOABAS ( 1708/1709)
Ocorrida em Minas Gerais, resultado das rivalidades entre os colonos paulistas e os “emboabas” – forasteiros que, sob proteçãoda metrópole, exerciam o monopólio de diversas atividades comerciais.

A GUERRA DOS MASCATES ( 1710 )
Desde a expulsão dos holandeses de Pernambuco, a aristocracia rural de Olinda estava em decadência econômica. No entanto, Olinda continuava a controlar a capitania de Pernambuco através de sua Câmara Municipal.
Enquanto Olinda passava por uma crise econômica, o povoado de Recife – submetido àautoridade da Câmara de Olinda – estava prosperando, graças ao crescimento da atividade comercial. O comércio era exercido por portugueses, conhecidos por mascates. Estes emprestavam dinheiro a juros aos proprietários de terras de Olinda.
Em 1703 o povoado de Recife conquista o direito de vila, tendo sua autonomia política em relação a Olinda. Não aceitando a nova situação os proprietários deterras atacaram Recife e destruíram o pelourinho- símbolo da autonomia.
Os conflitos estenderam-se até 1711 quando a região foi pacificada e Recife passou a ser a sede administrativa de Pernambuco.

A REVOLTA DE VILA RICA (1720)
Também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, ocorreu em Minas Gerais contra o excessivo fiscalismo português, marcado pelos aumentos dos impostos e pela criaçãodas Casas de Fundição.
As rebeliões nativistas, como se viu, não defendiam a emancipação política do Brasil em relação a Portugal. No entanto, ao longo do século XVIII, motivados pelo desenvolvimento interno da colônia e por fatores externos, a colônia será palco dos chamados movimentos emancipacionistas, que tinham como principal meta a busca da independência.

Os movimentos emancipacionistas.Foram influenciados pelo desenvolvimento interno da colônia e por fatores externos, tais como o Iluminismo, com seu ideal de liberdade, igualdade e fraternidade; a Independência dos EUA, que servirá de inspiração a toda América colonial; a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, e a necessidade de ampliar mercados consumidores e fornecedores, surgindo o interesse de acabar com os...
tracking img