Crise do sistema colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRISE DO SISTEMA COLONIAL
Vários foram os fatores que conduziram a esta situação,entre eles houve o chamado desenvolvimento interno da colônia. Vamos iniciar o estudo da crise do sistema colonial observando este aspecto.
O desenvolvimento interno do Brasil colônia pode ser constatado pela expansão territorial e pelo desenvolvimento do sentimento nativista que passou a expressar arepulsa dos colonos com o absolutismo metropolitano.
No século XVII tem início o processo de expansão territorial, ou seja, a interiorização da colonização. Contribuíram para este processo a pecuária, o bandeirantismo, a União Ibérica, as missões jesuíticas e a mineração.
PECUARIA: Desta forma, a pecuária favoreceu a ocupação do interior brasileiro e foi uma importante atividade deintegração econômica, ao interligar as diversas regiões.
BANDEIRANTES: As bandeiras contribuíram, de forma significativa, para a ocupação e povoamento do interior do Brasil. Porém, foram responsáveis pela dizimação de muitos grupos indígenas.
UNIÃO IBÉRICA: A União Ibérica favoreceu o processo de expansão territorial em virtude do fim do Tratado de Tordesilhas e pela necessidade de expulsãode estrangeiros que invadiram o Brasil durante este período.
A expulsão dos holandeses do Brasil vai acarretar uma séria crise na economia colonial. Os holandeses irão implantar a empresa açucareira em suas colônias das Antilhas. A concorrência faz com que o Brasil perca a supremacia na produção do açúcar.

MISSÕES JESUÍTICAS: Os jesuítas estavam no Brasil para, entre outras coisas, catequizaros indígenas. Isto dava nas chamadas missões, que eram aldeamentos indígenas. Tais missões localizavam-se, em sua grande maioria, no interior da colônia.

MINERAÇÃO: Foi uma atividade econômica que intensificou ocupação do interior do Brasil, lembre-se que o ouro foi encontrado em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

• Além destes fatores, acima mencionados, podemos citar a economiadas drogas do sertão, responsáveis pela ocupação da Amazônia.

Há um dinamismo econômico maior, há a formação de núcleos populacionais e o desenvolvimento de classes SOCIAIS INTERMEDIARIAS. Estes elementos somado a opressão metropolitana, contribuíram para o desenvolvimento do nativismo.rebeldia contra o absolutismo lusitano, gerando as chamadas Rebeliões Nativistas.

Movimentoscaracterizados por rebeldias contra o aumento da fiscalização portuguesa após a Restauração (1640). Para sair da crise financeira imposta pelo domínio espanhol, Portugal enrijece o pacto colonial, com a criação do Conselho Ultramarino. É contra esta nova política que os colonos se posicionam.

QUESTÕES:

1- Quais foram os fatores que contribuíram para a crise colonial?
R= Um dos principais fatores quecontribuíram foram o desenvolvimento interno da colônia, Com esse desenvolvimento pode-se constatar uma expansão territorial juntamente com o desenvolvimento do sentimento nativista onde os colonos começaram a ter repulsa pelo absolutismo metropolitano.



















INCONFIDÊNCIA MINEIRA
A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revoltaabortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.
- Causas.
O que era a derrama?
Com o progressivo desaparecimento das regiões auríferas, os colonos tinham grandes dificuldades em cumprir a exigência estabelecida. Portugal, inconformado com a diminuição dos lucros, resolveuempreender um novo imposto: a derrama. cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole.Sua cobrança serviria para complementar os valores das dívidas que os mineradores acumulavam junto à Coroa. Sua arrecadação era feita pelo confisco de bens e propriedades que pudessem ser de interesse da Coroa.
Foi um dos mais importantes movimentos...
tracking img