Crise no sistema colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Crise no Sistema Colonial

Apogeu e a crise da América Portuguesa

A economia mineradora

O ouro foi encontrado no Brasil nas regiões correspondentes aos atuais Estados de Mato Grosso, Goiás,Minas Gerais e Bahia. Porém, o local de maior concentração desse metal foi Minas Gerais.
A descoberta de ouro na região onde hoje é Minas Gerais veio em um momento em que Portugal atravessava umaprofunda crise financeira. Os gastos com a Restauração de 1640, com a expulsão dos holandeses e a decadência do setor açucareiro, devido à queda dos preços no mercado internacional e da concorrênciaantilhana, eram as causas dessa crise.
Com a mineração foram criados vários centros urbanos para onde convergiam todo tipo de pessoas: funcionários reais, comerciantes, tropeiros,artesãos, religiosos eprofissionais liberais. Criou-se uma classe média, com a possibilidade de mobilidade social.

Inicialmente, os campos de extração do ouro eram pobres e precários. Havia ouro de aluvião ou defaisqueira, retirado do leito dos rios, riachos e lagos, e o ouro de lavras extraído das minas.
O inicio da exploração do ouro foi problemático em virtude da desorganização do trabalho de extração. Essequadro gerou alguns conflitos na região.

As revoltas Nativistas

Revolta de Beckman (MA- 1684)
• Os fazendeiros do Maranhão tomaram São Luis, expulsaram os jesuítas e o governador.
• Arevolta Terminou coma prisão e o enforcamento de Manuel e Jorge que lideraram os fazendeiros.

Guerra dos Emboabas (MG-1709)
• Como descobridores das minas, os paulistas, de certa maneira,consideravam a região da mineração como sua propriedade. Contudo, com a vinda de muitos forasteiros, as disputas de terras se acirrou.
• Os emboabas, começaram a invadir grande parte das terraspertencentes aos paulistas, dando inicio a um conflito. Os paulistas foram expulsos das minas.
• Quando os paulistas foram encurralados e soltaram as armas, sendo prometido a eles que não iriam morrer,...
tracking img