Crise mexicana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Canadá

Crise Mexicana

Bianca Garcia Viana Soares Nº 04 3 ºE.M A
Professora Sandra Marques

Guarulhos
2013
Sumário

Introdução

Crise Mexicana

As crises econômicas marcamhistória das populações. Com certeza, você deve se lembrar da famosa crise de 1929, tão estudada na escola, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque. Deve se recordar também do recente colapsoimobiliário nos Estados Unidos que desencadearam uma série de problemas com as economias europeias. Hoje, vamos falar de uma crise menos conhecida, mas que afetou a economia da América Latina no início dos anos90 e que ficou conhecida como Efeito Tequila.
O ano era 1994. O principal país envolvido foi o México. Naquele 20 de dezembro, o governo mexicano decidiu desvalorizar o peso mexicano em uma tentativade estimular a sua economia internacionalmente. Todavia, o plano econômico deu muito errado e acabou desencadeando crises econômicas na Argentina, no Brasil e outros vizinhos latinoamericanos.
OMéxico estava sem reservas internacionais e a balança comercial do país apresentava números preocupantes. Por isso, o presidente Carlos Salinas, em conjunto com o Ministério da Fazenda tentou realizar umamanobra econômica conhecida como crawling peg, desvalorizando progressivamente a moeda na tentativa de ajustar o câmbio às variáveis de inflação e juros. Desta forma, o peso ficava atrelado ao dólare sofreria pequenas flutuações diárias.
O que o governo mexicano não esperava era que a inflação mexicana ficasse tão acima dos números registrados pelos EUA. Assim, as importações ficaram muitobaratas e a economia mexicana não conseguia exportar na mesma medida. O parque industrial foi detonado pelos produtos importantes, melhores e mais baratos. Para cobrir o desequilíbrio comercial o BancoCentral foi forçado a comprar grandes quantidades de dólares, o que por sua vez, exigiu que o Estado abrisse o mercando de títulos aos investidores externos.
O governo de Carlos Salinas também foi...
tracking img