Crise mexicana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introduçaõ
A crise econômica do México de 1994, mais conhecida como Efeito Tequilla, teve repercussões mundiais. Foi provocada pela falta de reservas internacionais, causando desvalorização do peso,durante os primeiros dias da presidência de Ernesto Zedillo.
Tratou-se de uma crise de balança de pagamentos associada a especulação financeira e fuga de capitais, resultantes de uma crise políticainterna do México. Até esse momento, a economia mexicana era uma referência para o sistema financeiro internacional, por ser considerado um país moderno e alinhado as reformas do consenso deWashington, tendo recebido grande quantidade de investimento externo.
Com a crise política resulta numa crise de confiança e na desestabilização da economia e uma fuga dos investimentos para o extrior.
Arelação entre o déficit e a conta-corrente e a taxa de câmbio representou um círculo vicioso no modelo econômico do México. No início da administração de Carlos Salinas (1988-1994), o Ministério daFazenda adotou uma crawling peg (sistema de desvalorização progressiva e controlada de uma moeda, implementado pelas autoridades monetárias de um país na tentativa de ajustar o tipo de câmbio às variáveisde inflação e juros), uma faixa restrita dentro da qual o peso ficava atrelado ao dólar e podia sofrer ligeiras flutuações diárias. Como a inflação mexicana aumentou muito acima da dos EUA, o impactoda crawling peg foi uma valorização gradual porém cumulativa da moeda. Como a crawling peg não conseguiu impedir a supervalorização do peso, as importações ficaram mais baratas e déficit emconta-corrente aumentou drasticamente. Como resultado, *a exceção das indústrias da cerveja e do cimento, todo o parque industrial mexicano foi arrasado pela produção importada, melhor e mais barata.
Paracobrir o desequilíbrio comercial o Banco Central foi forçado a comprar grandes quantidades de dólares, o que por sua vez, exigiu que o Estado abrisse o mercando de títulos aos investidores externos. A...
tracking img