Iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sinopse



Iracema, por Antônio Parreiras
O romance conta, de forma poética, o amor quase impossível entre um branco, Martim Soares Moreno, pela bela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel ede cabelos mais negros que a asa da graúna e explica poeticamente as origens da terra natal do autor, o Ceará.
[editar]Personagens

Iracema: Índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velhopajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América."Avirgem dos lábios de mel.
Martim: Guerreiro branco, amigo dos pitiguaras, habitantes do litoral, adversários dos tabajaras; os pitiguaras lhe deram o nome de Coatiabo.
Moacir: Filho de Iracema e Martim,o primeiro brasileiro miscigenado.
Poti: Herói dos pitiguaras, amigo (que se considerava irmão) de Martim.
Irapuã: Chefe dos guerreiros tabajaras; apaixonado por Iracema.
Caubi: Índio tabajara,irmão de Iracema.
Jacaúna: Chefe dos guerreiros pitiguaras, irmão de Poti.
Araquém: Pajé da tribo Tabajara. Pai de Iracema e Caubi.
Batuirité: o avô de Poti, o qual denomina Martim Gavião Branco,fazendo, antes de morrer, a profecia da destruição de seu povo pelos brancos.
[editar]Características

[editar]O gênero literário
Para José de Alencar, como explicita o subtítulo de seu romance,Iracema é uma "Lenda do Ceará". É também, segundo diferentes críticos e historiadores, um poema em prosa, um romance poemático, um exemplo de prosa poética, um romance histórico-indianista, uma narrativaépico-lírica ou mitopoética. Cada uma dessas definições põe em relevo um aspecto da obra e nenhuma a esgota: a lenda, a narrativa, a poesia, o heroísmo, o lirismo, a história, o mito.
[editar]O tempo
Oencontro da natureza (Iracema) e da civilização (Martim) projeta-se na duplicidade da marcação temporal. Há em Iracema um tempo poético, marcado pelos ritmos da natureza e pela percepção...
tracking img