Crise mexicana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Economia Sociedade

Crise Mexicana

No período de sua administração Presidencial ( 1988 – 1994 ) Carlos Salinas, adotou uma crawling peg ( um sistema de desvalorização progressiva econtrolada da moeda na tentativa de ajustar o tipo de câmbio às variáveis de inflação e juros ). Com o tempo a inflação mexicana aumentou muito mais do que a inflação norte-americana, o impacto dacrawling peg foi uma valorização gradual porém cumulativa da moeda. Como a crawling peg não conseguiu impedir a supervalorização do peso, as importações ficaram mais baratas e odéficit emconta-corrente aumentou drasticamente. Resultado: com exceções, como os fabricantes de cerveja e de cimento, todo o parque industrial mexicano foi arrasado pela produção importada, melhor e mais barata.
Paracobir o Defcti, o Banco Central Mexicano foi obrigado a comprar dolares e abrir o mercado de titulos a investidores externos, no entanto, o peso continuou supervalorizado, atraindo o mercado deimportações, agravando ainda mais o momento economico, com o aumentodas imporaçoes, o deficti criado teve que ser coberto com entradas, cada vez maiores do capital externo. Assim em janero de 1995 estourou acrise mexicana, já na presidencia de Ernesto Zedillo.
Durante a crise milhares de empresas foram fechadas, o varejo caiu mais de 30%, mais de 1 milão de mexicanos ficaram desempregados e o PIB caiu maisde 10% no segundo trimestre de 1995 em relação a 1994. Além de um numero esorbitante de inadiplencias, a violência aumentou muito no México assim como o nume de suicidios.
A crise teve cncequenciasenormes, o México teve que aceitar quase 50 bilhões de dolares dos EUA, que com medo de que a crise mexicana tivesse concequencias no proprio EUA e em outros países. Um ano depois da Crise o Méxicoainda sofria com a crise:
* Queda do rendimento assalariado estimado entre 36,4% e 60%;
* Índice de desemprego duplicado em um ano;
* Cerca de 35% da população vivendo em situação de...
tracking img