Crimes praticados por menores infratores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adolescentes em conflitos com a lei.
• Laís Priscilla Fraga Galvão
• OS CRIMES PRATICADOS PELOS MENORES DE 18 ANOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE. QUAL A SOLUÇÃO?

Atualmente, tem aumentadoa presença de crianças e adolescentes na prática delituosa. Isso ocorre porque, além das facilidades em adquirir armamento, a prisão do jovem infrator é diferenciada: este não sofre o mesmo tipo deprisão que os infratores maiores de 18 receberiam. São encaminhados às casas de acolhimento que, além de possuir certa flexibilidade no regime que permite aos adolescentes um fuga fácil, acaba por setornar uma fábrica de delinqüentes, pois o convívio entre jovens que cometeram crimes mais graves e os que cometeram crimes menos graves acaba por corromper estes últimos.
As crianças estão perdendo asua juventude, trocam os carrinhos, gudes e bonecas por armas, munição e drogas. Têm, no traficante, que comanda tudo em “sua área”, possui dinheiro e mulheres, o ideal de futuro e, para alcançar esteideal, ingressam no mundo do crime. O fato de que, não existe um modo eficaz de punir este jovem infrator contribui para que ele cresça e continue no submundo do crime.
A função socializadora dascasas de acolhimento não está funcionando. O convívio comum entre “aviõezinhos do tráfico” e pequenos ladrões com latrocidas e assassinos corrompe a psique do jovem, que passa a aprender outros tiposdelituosos, novas táticas e acaba saindo da casa pior do que entrou. Estas casas deveriam funcionar de modo a ocupar a mente destas crianças atividades diversas e não deixá-las livres. Deveria haver umregime mais rígido, que dividisse os jovens tanto por idade, quanto por delito praticado, e ainda exigindo que o interno tivesse seu momento para aprender uma profissão, um momento para a práticaesportiva e outro momento para a educação básica. Para que o jovem conclua os estudos e ainda mantenha a sua mente ocupada de tal forma a não usá-la mais para a prática delituosa.
Para mudar esta...
tracking img