Crime e castigo na sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Crime e castigo na sociedade brasileira
Publicado no Jornal OTEMPO em 20/04/2013

FLÁVIO SALIBA CUNHA - Sociólogo e professor (UFMG)
Encerrada a aula, uma aluna, de aparência humilde e gestosdelicados, se aproxima e pede minha opinião sobre as propostas de estabelecer a maioridade penal em patamar inferior aos atuais 18 anos. Respondi que, tal como ela e grande parte dos brasileiros, nãotenho opinião formada sobre a questão.
Intuindo quais seriam seus argumentos, pedi a ela que se manifestasse a respeito. Não deu outra: como pôr na cadeia menores com histórias de pobreza, com baixaescolaridade, oriundos de famílias arruinadas pelo uso de álcool e drogas, vítimas do abandono ou da violência doméstica? Como interná-los em presídios reconhecidos pelo próprio ministro da Justiça comoinfectas e desumanas escolas do crime?
Antes, porém, de recomendar que ela se dedicasse, com afinco, aos estudos para se tornar uma boa profissional e, com isso, ajudar a transformar essarealidade, senti-me tentado a expor-lhe argumentos no sentido oposto. Como podem as famílias brasileiras continuar vivendo em clima de terror, ameaçadas em cada esquina por menores de arma em punho? Nãoconheço estatísticas a respeito, mas deve ser grande o número de famílias, de todas as classes sociais, que sofrem e se desesperam com os assassinatos impunes de filhos, pais, irmãos, amigos.
Os argumentosfavoráveis a penas mais duras para menores infratores incluem a comparação com outros países e a afirmação de que o Código Penal, dos anos de 1940, não leva em consideração as transformações sociaisque tiraram a inocência de nossas crianças. A isso se agrega o argumento de que, se o jovem de 16 anos pode votar, ele pode, também, responder por seus eventuais delitos.
Outro argumento nessesentido é o de que, em países mais civilizados e, notoriamente, menos violentos que o nosso, a idade mínima legal para que o indivíduo seja condenado a penas de privação da liberdade oscila entre 13...
tracking img