Funcionamento de ferramentas de virtualizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO

Em diversos estudos, a dor tem sido definida como uma experiência sensorial, emocional e cognitiva. Diversas interpretações ocorrem sobre a manifestação da dor, no aspecto racional e cientifico é uma questão de terminações nervosas que são comprimidas ou alteradas em função de estados patológicos, que podem ser agudos ou crônicos gerando a dor.( LEÃO; CHAVES, 2007 p.18).Segundo o Ministério da Saúde (2008) “ A dor é considerada o 5° Sinal Vital” e é importante citar tanto a dor crônica como aguda são a segunda causa de procura pela assistência médica e representa 80% das consultas aos profissionais de saúde ,portanto constitui um problema grave de saúde pública..
Segundo Kenia Yurie Kanai, Wania Maria Zangirolamo Fidelis (2010) “A avaliação da dor é extremamenteimportante, pois sem sua medida, torna-se difícil determinar o tratamento mais adequado para o paciente”. Porque a eficácia do tratamento depende da avaliação e mensuração confiável da dor.
Para que seja feita a avaliação da dor, podem ser usadas uma grande quantidade de escalas. No entanto o grande desafio do enfermeiro é adaptar cada escala ao estado cognitivo e psicomotor do paciente, para queseja feita de modo efetiva essa avaliação. Também é importante que sejam utilizados protocolos padronizados para que todos os profissionais avaliem de forma sistemática e uniforme as experiências dos pacientes, quando o enfermeiro usa a comunicação de maneira adequada , consegue respeitar a individualidade do paciente, e assim compreende melhor sua dor. É de responsabilidade do enfermeiro saberquando ocorre a dor e como ela afeta o doente. (RIGOTTI, FERREIRA, 2005 p.50 ).
Do ponto de vista dos profissionais da enfermagem a dor é um sintoma que merece atenção. A enfermagem tem um papel importante na avaliação do fenômeno doloroso, bem como a medida analgésica a ser usada. Qualquer profissional investido na tarefa de cuidar da pessoa que sente dor, deve considerar o sentido que a dor tempara quem a manifesta. (LEÃO; CHAVES, 2007 p.18).
A base para o cuidado da pessoa que sente dor é formada seguindo critérios como avaliação, diagnóstico, proposta terapêutica, acompanhamento, o enfermeiro deve oferecer ao paciente alivio da dor e do sofrimento, além da reabilitação e é através de orientação eliminar padrões de comportamento inadequados. (LEÃO; CHAVES, 2007 p. 559).
Todo o cuidadoestá envolvido por significações atribuídas pelo profissional que assume esta tarefa. O enfermeiro vai além do limite imposto ao cuidado do corpo e deliberadamente entra na história do paciente conhecendo dados relativos a história de vida da pessoa que são expressos para construir uma lógica, pouco aparente da necessidade do cuidado, mas muito importante. O enfermeiro deve conhecer/entender apessoa, sua história e dor e isso se torna uma condição fundamental para o cuidar da pessoa que sente dor. ( LEÃO; CHAVES, 2007 p.19 ).

2.0 OBJETIVO
- Caracterizar a produção científica acerca do tema: Como os enfermeiros reagem perante a dor.




3.0 METODOLOGIA

3.1 TIPO DE ESTUDO
Para a realização desta pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura.
3.2 BASE DE DADOS
Pararealização desta pesquisa, foi utilizada a base de dados: LILACS – BVS
( Biblioteca Virtual em Saúde), Literatura Cientifica- Técnica
3.3 PALAVRAS CHAVES
Para realização dessa pesquisa foram utilizadas as palavras Dor e Enfermagem como descritores de assunto
3.4 PERÍODO DE COLETA
A presente pesquisa foi realizada no período julho a novembro/2012 e foram selecionados publicações do ano de 2010a 2012.
3.5 ACESSO DE DADOS
Os artigos selecionados foram extraídos da base de dados on-line Bireme, onde a fonte de informação escolhida foi a LILACS e o período de consulta foi de julho foi a novembro de 2012.
3.6 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO
Publicações recentes (03 anos); Idioma, sendo a de escolha a Língua Portuguesa; Disponíveis no modelo completo; Texto que abordem o assunto proposto....
tracking img