Crime racial no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRIME RACIAL NO BRASIL

O preconceito racial no Brasil começou quando os portugueses trouxeram os primeiros negros para servirem de escravos nos engenhos.Depois da abolição da escravatura o preconceito não acabou e ate hoje ele existe apesar da legislação brasileira condenar esse ato. O preconceito racialexiste de diversas formas e não existe uma mais branda do que a outra, todas são cruéis e todas elas devem ser severamente punidas.
No Brasil, o primeirodiploma a cuidar especificamente do preconceito e da discriminação racial foi a Lei nº 1.390, de 3 de julho de 1951, denominada Lei Afonso Arinos, de autoria doentão deputado federal pelo estado de Minas Gerais, Afonso Arinos de Melo Franco.
A ela se seguiu a Lei nº 7.716, de 15 de janeiro de 1989, até hoje emvigor, que foi modificada pela Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997. No art. 1º da referida lei, estabelece punição aos crimes resultantes de discriminação oupreconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. No art. 20 praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito a pena é de reclusãode 1 a 3 anos e multa.
Todos os tipos de preconceito e discriminação racial existem e não podem ser ignorados, é um dos problemas mais graves em todo omundo, indiferente da cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo e que a melhor forma de prevençãocontra o racismo é ensinando, desde cedo nas escolas que devem ser aceitas as diferenças. Todo cidadão deve saber que racismo é crime e deve ser denunciado.
tracking img