Democracia x compra de votos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: Marinalva Alves Ferreira Gustavo
DISCIPLINA: Políticas Públicas e Educação
TURMA: 27
ASA RESPONSÁVEL: Maria Darcilene de Aragão

Democracia X Compra de Voto
Quando falamos em democraciareferimos à criação de um espaço público em que grupos superiores e inferiores comecem a negociar de modo igualitário. Diante disso, sabemos que a realidade não é exatamente igual e para este caso ademocracia requer a criação de no mínimo condições de sustentação dos inferiores para o enfrentamento de seus superiores no espaço público.
A Democracia que vivemos é um tanto condicionada, pois opoder do povo limita-se na esfera política a tirar do poder um governo que não gosta, considerado ruim e arriscar a colocar outro que talvez os cidadãos venham a gostar. Espera-se muito e recebe-sepouco. “Todo o poder emana de um povo”, assim o povo elege seus governantes e estes deveriam governar conforme os interesses de seus eleitores, no entanto, não é isso que acontece.
“A política éinseparável da ideia de poder... representa um conjunto de interesses e poder” (p. 13). Na Grécia antiga ora havia participação dos cidadãos na vida política, ora esta participação era substituída por domíniode um imperador. Hoje o direito mais precioso de participação a que temos direito na política do país é o nosso voto, mas infelizmente o que presenciamos, é a compra e venda de votos, o cidadãovendendo seu direito de participar da decisão política de seu país, vendendo seu direito de cidadão.
A compra de votos é uma questão polêmica, mas que tende a fugir do controle das autoridades. Namaioria das vezes a compra de votos leva a situações que podem levar muitos à prisão, mas que com pagamento de fiança logo são dispensados das prisões.
Campanhas milionárias, movidas com o dinheiro dosmais ricos convencem a parte mais simples e sem estudo, “a maioria pobres”, a votar em elementos que na realidade vão atender e representar os interesses os que lhes financiaram as eleições, “a...
tracking img