Criatorio de gente - darcy ribeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


Iremos compreender como o inicio do povo brasileiro, desde o cunhadismo que da inicio a criação de gente por meio do casamento dos colonos com as índias, a segregação das terras que tem como objetivo a expansão de ocupação territorial e por fim a escravidão indígena, que eram capturados e obrigados a trabalhar pesado ate a morte, influenciou na formação econômica atual doBrasil.


2. Criatório de Gente
2.1 O Cunhadismo

Quando os portugueses vieram para o Brasil se depararam com uma terra de índios. Para que a colonização se realizasse era necessário trazer esses índios para dentro dos interesses de Portugal, então os colonos se utilizaram a cultura indígena de parentesco, chamada cunhadismo, onde os índios incorporavam estranhos para sua tribo dando-lhe umaesposa, fazendo com que ele tivesse laços familiares com todos os índios da tribo, visto que o sistema de parentesco consistia em fazer com que todos de uma tribo fossem considerados como uma só família, separando apenas com quais índios relações seriam incestuosos e quais não. Como os portugueses podiam se casar com varias índias, havendo portugueses com até 80 esposas, eles passaram a ter vários“parentes índios”, os “cunhados”, os quais trabalhavam para os portugueses, trocando mercadorias da terra por mercadorias baratas da Europa, como espelhos e adornos. Futuramente esse sistema foi substituído pelo escravismo.
Com muitas esposas, os portugueses começaram a ter muitos filhos, os filhos de portugueses com índias eram chamados mamelucos, e o processo de gerar muitos filhos mestiços foiconhecido como “criatório de gente”. Os mamelucos foram responsáveis em povoar a terra brasileira. Sem a prática do cunhadismo, os portugueses não conseguiriam colonizar o Brasil, pois não vieram portugueses em quantidade suficiente para dominar os índios. Mas essa técnica era aberta a todos, e os franceses, holandeses, alemães e ingleses também começaram seus criatórios no Brasil. Esses criatóriosse localizavam onde havia náufragos e degredados. Essas pessoas realmente se incorporavam à aldeia, até mesmo participavam dos rituais de antropofagia dos índios. Após aprender sua língua, foram capazes de formar unidades apartadas das aldeias, compostas por eles, suas mulheres e seus filhos, mas mantinham sempre contato com seus outros parentes índios.
Com esses núcleos se viabilizou a economiamercantil, baseada no escambo entre artigos europeus pelas mercadorias da terra. O principal deles foi o paulista, fundado pelo português João Ramalho, o qual tinha tantos parentes que Ulrich Schmidel, um alemão que visitou a sua povoação, disse que ele era capaz de levantar cinco mil índios de guerra, enquanto todo o governo português não conseguiria dois mil. Ramalho não só fazia o escambo comas mercadorias dos índios como também vendia os índios, fazendo com que o ancoradouro dos navios com que eles traficavam passasse a ser conhecido como Porto dos Escravos. O principal núcleo dos franceses foi o de Guanabara, no Rio de Janeiro, mas os mamelucos gerados pelos franceses foram para a Paraíba e Pernambuco. A mercadoria principal dos franceses era o pau-brasil, pimenta da terra,algodão, soins e papagaios. Durante muito tempo não se sabia se o Brasil seria português ou Frances, devido a enorme influência que os franceses tinham com os índios, graças ao sistema de parentesco. Os espanhóis ajudaram os franceses, tanto na expulsão dos portugueses da Paraíba como nas lutas do Maranhão.
2.2 O Governo Geral

Portugal com intuito de garantir seus interesses no Brasil e se proteger docunhadismo generalizado, cria o Regime das Donatarias. O sistema adotado em 1532 foi a divisão do litoral entre o Rio Amazonas e São Vicente em quinze capitanias hereditárias de extensão limitada, que iam do litoral até a linha do Tratado de Tordesilhas, os 13 beneficiários eram elementos da nobreza de Portugal, dos quais sete haviam se destacado nas campanhas da África e na Índia, quatro...
tracking img