O povo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro, a formação e o sentido do Brasil, São Paulo, Companhia das Letras, 2002 . 476 p.



RESUMO

Compreender a formação do povo brasileiro passa necessariamentepelo conceito de uma gestação étnica, uma vez que somos uma mistura de povos e de influências, e ainda estamos em processo de entendimento e de formação da nossa nacionalidade.
Como o resultado daconfluência, ou seja ,da união entre portugueses, negros e índios , mas já distinto destes , surge um povo novo que é um novo gênero tanto na carne como no espírito, bem como em sua estrutura desociedade.
Esta união foi possível primeiramente devido ao “cunhadismo”, costume indígena de incorporar estranhos à sua comunidade por meio do casamento e conseqüentes laços de sangue de parente do grupo.Os mamelucos ou brasilíndios, rejeitados tanto pelos índios como pelos portugueses, caíam “numa terra de ninguém”, construindo suas identidades de brasileiros.
Processo idêntico ocorreu com o afrobrasileiro, que para livrar-se da “ninguendade” se vêem forçados a criar a sua própria identidade étnica: a brasileira (p. 131)
Para Darcy Ribeiro mesmo os grupos minoritários que se fecharam emantiveram seus costumes, como as microetnias tribais, não conseguem afetar significativamente a macroetnia na qual se encontram inseridos.
Com a imigração somaram-se a esta mistura ainda novos traçoshumanos e culturais como os europeus, árabes e japoneses, que também alcançaram certo grau de uniformização cultural sem perderem suas características básicas. Assim, se de um lado não podemos afirmarque haja uma uniformidade entre nós, por outro, devido a esta “gestação étnica” já nos sentimos, e nos comportamos como “Uma só gente, pertencente a uma mesma etnia.” (p. 22)



Processo SócioCultural Brasileiro

A formação do povo brasileiro deu-se por meio de conflitos étnicos, sociais, econômicos, raciais e religiosos, provocados pelo choque de índios, negros e brancos, e apesar de se...
tracking img