Criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ADAM MARIZ
CLEBER MACÊDO
DANIEL EGG
GINNO GOMES
GUILHERME PRESSWELL
SANDRO SANTIAGO

PRODUÇÃO TECNOLÓGICA E CRIATIVIDADE

BELO HORIZONTE
2012
PRODUÇÃO TECNOLÓGICA
O termo tecnologia, de origem grega, é formado por arte, técnica ou ofício e por conjunto de saberes. A tecnologia é o conjuntodos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico com o intuito de fabricar objetos e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas.
Convém destacar que, embora erradamente, é usada a palavra tecnologia como sinónimo de tecnologias da informação, que são aquelas que permitem o tratamento e a difusão de informaçãopor meios artificiais e que incluem tudo o que esteja relacionado com os computadores.
Apesar de ser difícil estabelecer um mesmo esquema para as diferentes aplicações da tecnologia, pode-se dizer que a fabricação de um novo aparelho/dispositivo começa com a identificação de um problema prático a resolver. De seguida, são fixados os requisitos que deve cumprir a solução (materiais, custos,etc.) e o seu princípio de funcionamento. Por fim, procede-se à concepção do dito aparelho, à construção de um protótipo e ao próprio fabrico. A tecnologia engloba portanto todo este processo, desde a ideia inicial à sua aplicação propriamente dita
  A tecnologia nem é boa nem é má. Dos vários impactos positivos, mencionaremos o fato de aumentar a produtividade do trabalho humano e do nível de vidada população, bem como a diminuição dos esforços que implica. Já, no que diz respeito aos aspectos negativos, a tecnologia pode dar origem à desocupação como cita Elsa Garrido abaixo: (Garrido, 2001, pg. 125)
"A sala de aula pode ainda ser considerada um espaço privilegiado de aprendizagem nas sociedades avançadas em que dominam as novas tecnologias decomunicação e informação?"
A partir do momento em que a mão-de-obra, fruto do trabalho do homem, é substituída por máquinas, a diferenças sociais, os trabalhadores são categorizados em função das suas competências tecnológicas e à contaminação ambiental.
CRIATIVIDADE
Criatividade é uma característica humana, no qual cada um tem diferentes capacidades de desenvolver seu potencial. Pode serencontrada em pessoas que geram idéias baseadas em características tais como utilidade, simplicidade e novidade.
Um ser criativo é distinguido pelo seu potencial de sintetizar novas combinações de idéias e conceitos entre formas comuns e usuais, ou seja, consegue enxergar de forma diferente e benéfica para algo que era visto de modo comum ou usual.
Na engenharia, criatividade é algofundamental para o sucesso de um engenheiro na sua carreira, pois com sua criatividade se gera quantidade, qualidade e diversidade de soluções, pois isso durante o desenvolvimento de um projeto, a criatividade é importante, pois é a etapa da concepção de soluções, sendo assim quantidade, qualidade e diversidade de idéias muito úteis nesse período.
Resumindo, criatividade pode ser vista como ahabilidade de criar idéias, de modo que é empregada para se criar, modificar, melhorar um projeto ou algo no qual ela é empregada, sendo assim o ser criativo responsável para gerar tais ideias que vão ser utilizadas.
“O gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”
Thomas Edson

BASES DA CRIATIVIDADE
Atitude: Atitude é um componente chave de todo empreendimento vitorioso. Como disse HenryFord:

” Se você acredita que pode, você está certo. Se acredita que não pode, você também está certo”.
Atitudes positivas são fortes catalisadoras de energia criativa e agregadoras de habilidades e talentos. Ver-se como criativo é um começo importante para poder liberar o potencial que se tem e começar a utilizar a criatividade que possui.
Desafie as suposições: Conscientemente ou...
tracking img