Criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

GESTÃO DE PESSOAS
CRIATIVIDADE

SÃO PAULO / 2010

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

GESTÃO DE PESSOAS
CRIATIVIDADE

[pic]

SÃO PAULO / 2010
Sumário

Introdução 4
Conceito de Gestão de pessoas 5
Criatividade & Inovação 6
Quadro culinário 8
Bolo da criatividade 9
Elixir da criatividade 10
Entrevista 11
Previsão do Tempo 12Curiosidades 14
Dinâmica 15
Conclusão 17
Bibliografia 18
Anexos 19

Introdução

Este trabalho tem como objetivo documentar como a criatividade pode ser implementada nas diversas áreas das empresas.
Será demonstrado como a criatividade auxilia e beneficia tanto a empresa quanto o funcionário através de um programa de auditório com quadros interativos.
Começaremos com o quadro daculinária onde sugerimos receitas de criatividades partindo para uma entrevista baseada em discussões reais. Após, teremos a previsão do tempo onde mostraremos a criatividade dos funcionários sendo estimulada e recompensada pelas empresas seguindo com o quadro de curiosidades no qual exemplificaremos alguns produtos que começaram a partir de idéias criativas e se mantém no mercado até hoje como umproduto vendável e forte. E finalizaremos com uma dinâmica para que o conceito possa ser melhor absorvido por todos.

Conceito de Gestão de pessoas

A Gestão de Pessoas é uma ferramenta de muita importância para as empresas atualmente. Sendo o capital humano o bem mais precioso de uma organização, o líder deve ter as habilidades necessárias para gerir esse time, fazendo com que todossejam valorizados e trabalhem em prol de um único objetivo. Cabe ao líder também conseguir planejar, organizar, dirigir e controlar os processos de gestão de pessoas começando por agregar pessoas, ou seja, inclusão de novos membros à equipe, depois aplicar pessoas, que consiste em conciliar a atividade de acordo com a personalidade, potencial, expectativas e competências de cada um para que otrabalho consiga ser efetivo e eficiente. Entretanto, não basta ter as pessoas certas nos cargos corretos. É preciso recompensar pessoas, incentivar e satisfazer suas necessidades próprias despertando assim a motivação. Não somente recompensar, mas também desenvolver as pessoas tanto profissionalmente quanto pessoalmente para que elas estejam capacitadas a realizar diversas atividades. Contudo, não fazsentido se não conseguir manter as pessoas na organização. Um líder deve criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para que as pessoas se sintam bem e estimuladas (segurança, higiene e disciplina). Finalizando, é fundamental monitorar as pessoas, acompanhando seus resultados e certificando que eles sejam compatíveis com o que a empresa espera.

Criatividade & InovaçãoDiante do atual mercado competitivo e dinâmico, a criatividade vem sendo pontuada como um dos fatores essenciais para o crescimento, desenvolvimento e inovação das empresas. Diariamente vivenciamos problemas novos nas organizações e acabamos sendo incentivados a buscar soluções rápidas, imediatas, originais, criativas e inovadoras já que não há tempo hábil para aguardar os processos tradicionais edemorados.
Com as constantes oscilações que o mercado enfrenta, as empresas precisam mais do que nunca focar na criatividade para se manterem no mercado tão exigente. Ótimos resultados saem de um pensamento inovador como a criação de novos produtos, melhorias nos processos e a descoberta de novas tecnologias, o que faz com que as organizações se tornem cada vez mais produtivas econseqüentemente competitivas.
Hoje a inovação está mais centrada à gestão de negócios, onde se procura realizar melhorias no que já existe. Entretanto, nem todos se sentem à vontade para expressar suas opiniões ou mesmo não se sentem encorajados a tal e é por isso que muitas empresas criam um canal de comunicação para que novas idéias de melhorias sejam compartilhadas.
De acordo com Alencar...
tracking img