Criatividade e modelos mentais: ferramenta para a gestão de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Criatividade e Modelos Mentais: ferramenta para a gestão de projetos” de Rodolfo Rodrigues Pereira Filho traz diversas formas de gerenciar as mudanças dentro do gerenciamento de projetos, e como acriatividade pode auxiliar quando as mudanças sofrem resistência por parte das pessoas, o que é comum dentro das organizações. Outro ponto citado pelo autor se refere ao gerente de projetos atuandocomo líder de equipe, enfatizando os fatores para que a equipe se torne criativa, e investindo em uma organização que possua um clima positivo para alcançar as metas da organização. Utilizar o trabalhoem equipe para aumentar a satisfação das pessoas, e manter a mesma sempre com a motivação para criar novas alternativas para o desenvolvimento do projeto.
O gerente de projetos tem um papelfundamental no gerenciamento de mudanças na organização, e para ter sucesso, o mesmo precisa saber gerenciar de forma criativa a implantação destas mudanças.
Com a alta competitividade do mercado, e a grandenecessidade de inovação das organizações, a criatividade e o processo de inovação se tornam um grande diferencial na busca de obter resultados expressivos, e que atendam às necessidades dospatrocinadores do projeto. A criatividade é utilizada como apoio para solucionar problemas e identificar oportunidades, buscando sempre alavancar os indicadores do projeto. A inovação é utilizada mais em nívelde resultado, com criação de novas ideias, envolvendo todo o processo até sua implementação, com novidades para a implantação do projeto ou na criação de novos produtos. Nesse caso, é onde o gerente deprojetos deve ter liderança para agir de forma que estas inovações e as mudanças necessárias para a implementação, explorando ao máximo a capacidade da equipe neste processo, e alcançar resultadospositivos para a organização.
O gerente de projetos deve estimular a percepção da equipe, e fazer com que a mesma busque sempre novas alternativas e a forma de perceber a realidade, desbloqueando a...
tracking img