Criatividade e modelos mentais: ferramenta para a gestão de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Criatividade e Modelos Mentais: ferramenta para a gestão de projetos

Autor: Rodolfo Rodrigues Pereira Filho, PMP

Resumo

Este texto apresenta um referencial para a utilização da competência de criatividade no gerenciamento de projetos, como um instrumento à disposição do Gerente de Projetos com ênfase em sua atuação como líder de uma equipe, permitindo uma reflexão sobre os modelosmentais arraigados nas pessoas que compõe o grupo de projeto. A reflexão sobre como usufruir os benefícios em se criar um ambiente propício à criatividade conduz a concentração de esforços para se manter as pessoas motivadas, a fim de aperfeiçoar a produtividade do trabalho em equipes. Para isso são mostrados os fatores que interferem na motivação e como consequência no clima organizacional: o tempo, opoder, o resultado, a liderança e a equipe de projeto. A mola propulsora para a inovação consiste na tarefa fundamental do gerente de projeto de cativar a equipe para fomentar a criatividade, não somente para resolver os problemas durante a execução, mas, principalmente, para transformar esses problemas em oportunidades de melhorias de performance.

(Palavras-chave: criatividade, inovação,modelos mentais, gerenciamento).

Introdução
O gerenciamento de projetos é fortemente influenciado pela forma como são gerenciadas as mudanças: enfrentar alterações de escopo; confrontar-se com ambiguidades das demandas e valores dos stakeholders; garantir um sentido de direção em meio ao caos e à vulnerabilidade e reconhecer a perda de significado daquilo que se ajudou a construir.
Tal realidaderequer mudanças, sobretudo no comportamento das pessoas. Neste aspecto a criatividade é a base para essas mudanças e um dos fatores que contribuem para a compreensão de como potencializar essa competência consiste em saber reconhecer a existência dos modelos mentais.

Por outro lado, as pessoas tendem a apresentar uma resistência a mudanças. Para compreender a postura de resistência ao novo,devemos conhecer o conceito de modelos mentais – termo criado pelo psicólogo escocês Kenneth Craik: "Modelos mentais são as crenças, imagens e pressupostos profundamente arraigados que temos sobre nós mesmos, nosso mundo, nossas organizações e como nos encaixamos neles”.(HUTCHENS, 2001).

Com criatividade os projetos desenvolvidos produzem as inovações, que se constituem na característicafundamental utilizada como diferencial competitivo no atual mundo dos negócios.

Outro ponto a ser considerado neste trabalho refere-se ao gerente de projetos atuando como líder de uma equipe, sendo importante enfatizar os fatores que contribuem para a criatividade da equipe.

“Dentre estes fatores destacamos os aspectos motivacionais que têm se transformado em componentes primordiais da produçãocriativa e que estão ligados a um impulso para a realização”. (DE BONO, 1994).

Portanto, o desafio da criatividade faz com que o gerente de projetos preocupe-se em investir num clima organizacional positivo e sadio para que os resultados qualitativos e quantitativos aconteçam através do processo criativo do trabalho da equipe de projetos.

Criatividade e Inovação

A área de conhecimento que tratado Gerenciamento da Integração constitui-se na principal área onde o gerente de projetos se vê obrigado a utilizar criatividade como instrumento de apoio para encontrar alternativas que solucionem os problemas identificados e para aproveitar oportunidades que aperfeiçoem os indicadores de desempenho do projeto.

Embora os termos criatividade e inovação muitas vezes sejam considerados sinônimos,inovação tem sido mais utilizada em nível de resultado enquanto a criatividade relaciona-se a pessoas ou grupos. Assim, a criatividade do indivíduo seria o fator fundamental para a geração da inovação, de interesse do projeto.

A inovação pressupõe a existência da criatividade e origina-se no compromisso com a ação. É o processo de criar novas idéias e colocá-las em prática, envolvendo sua...
tracking img