Ferramentas criativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Deborah Rocha Chaves
Design em Moda – UNIC
Profa. Joana

CRIATIVIDADE

- Brainstorming;
- Listagem de Atributos;
- Mapa Mental;

Cuiabá, 21 de Setembro de 2010.

Brainstorming:
O Brainstorming foi criado por Alex Osborn, um publicitário americano em 1939, primeiramente chamado de “Think up”. O termo “Brainstorming” e as suas regras originais estão no livro: "AppliedImagination: Principles and Procedures of Creative Thinking" (1953).
Todas as organizações precisam submeter-se a mudanças. Essas mudanças são condicionadas por fatores internos e externos – uma constante melhoria de seus produtos e serviços, um maior grau de satisfação do cliente e idéias inovadoras de aproximação são essenciais para a sobrevivência emum mundo de competição intensa.
Hoje em dia, mudanças estão acontecendo em um ritmo ainda mais acelerado, respaldadas pelo progresso tecnológico, globalização e a revolução da informação.
Para implementar estas mudanças, uma organização necessita de novas idéias. Mas idéias não existem por si só – elas são criadas por pessoas. Pessoas criativassão o recurso vais valioso de uma organização, então todo método que garanta o seu melhor uso tem de ser usado, de modo a desenvolver sua criatividade natural.
A chave para o Brainstorming é adiar o processo de avaliar idéias até uma última instância. Os participantes mantém uma gravação de suas idéias do modo como elas vieram à cabeça, sem pensá-las posteriormente.Pensamentos heterodóxicos e incomuns são bem-vindos, e não são permitidas críticas ou justificativas, para encorajar a participação.
Apesar de uma pessoa poder utilizar o Brainstorming individualmente, a técnica funciona melhor em um grupo. As idéias expostas por um participante despertam mais idéias dos outros, comumente baseadas em associações, e os participantespodem gerar e compartilhar experiência e conhecimento entre si.
Uma sessão de Brainstorming em grupo é melhor conduzida em uma sala de tamanho médio, com seus integrantes sentados de forma que possam todos visualizar-se entre si. As idéias podem ser gravadas em em um quadro-negro, uma folha de papel ou um computador conectado a um projetor de parede. É recomendávelque nenhuma distração (como celulares, por exemplo) esteja presente.

A sessão termina quando o suprimento de pensamentos ou idéias tenha se exaurido, ou quando o tempo estipulado para a sessão tenha acabado. Todas as idéias gravadas são então analisadas e agrupadas de acordo com sua aplicabilidade e prioridade (votação).
Regras do Brainstorming
Embora o Brainstormingseja um processo simples, ele tem suas regras. Se elas não forem observadas, seus resultados podem ser improdutivos, ou até contra-produtivos.
- Atmosfera informal;
- Foco na quantidade;
- Combine e melhore idéias;
-Idéias incomuns são bem-vindas;
Usos do Brainstorming
O Brainstorming possui diversas áreas de aplicação:
• Desenvolvimento de novos produtos;
• Solução deproblemas;
• Gerenciamento de Projetos;
• Planejamento de Negócios;
Além de gerar idéias, o Brainstorming tem benefícios adicionais. Ele aumenta o nível de envolvimento das pessoas e melhora o estado de espírito, uma vez que as pessoas trabalham juntas na solução de um problema. Ele também cria uma atmosfera criativa e divertida.
Listagem de Atributos
É uma técnica que:
- pega umaentidade, que pode ser um objeto, sistema ou projeto;
- identifica e caracteriza seus diversos atributos;
- identifica os variados valores que estes atributos podem assumir; e então
-combina esses atributos para encontrar novas formas do objeto, sistema ou projeto.
Atributo é uma característica ou propriedade de uma entidade (objeto, sistema, projeto, etc.). É qualquer detalhe que serve para...
tracking img