Creas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
serviço social

adriana rocha souza
evanilda brito ferreira
mônica bispo de jesus
telma lúcia santos souza
Thales Barbosa dos Santos

a compreensão e aplicação do projeto ético político do serviço social brasileiro junto as políticas sociais – a realidade local.

Itabuna
2012

adriana rocha souza
evanilda brito ferreira
mônica bispo de jesus
telma lúcia santos souza
ThalesBarbosa dos Santos

a compreensão e aplicação do projeto ético político do serviço social brasileiro junto as políticas sociais – a realidade local.

Trabalho de Serviço Social 4° semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientador: Profª Amanda Boza, Profª Clarice da Luz Kernkamp, Profª Maria Lucimar Pereira, Paulo Sérgio Aragão.

Itabuna
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 32 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PROJETO ÉTICO-POLÍTICO.................................................................................9

CONCLUSÃO............................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

ANEXOS 133INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi realizado no CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, situada na Rua Antonio Araújo, 134, JD. Gandu – Município de Gandu- BA, sua população, de acordo com o IBGE (censo em 2010), é de 30.329 habitantes. Está situada na Microrregião de Ilhéus-Itabuna, dentro da Mesorregião do Sul Baiano. A vegetação é um reflexo dapaisagem, marcando aspecto visual da cidade. A exuberância da área ganduense nas décadas de 1950 e 1960 era formada basicamente pela Mata Atlântica, onde existiam várias essências florestais, como Jacarandá, Peroba-rosa, Pau-d'arco, Piqui, Jequitibá, Putumujú, Maçaranduba, Vinhático, dentre outras. Grande parte da vegetação do nosso município foi derrubada e queimada para implantação de pastagens eprincipalmente a cultura do cacau. Tendo como conseqüência uma forte alteração no ecossistema local.
O Centro de Referencia Especializado de Assitência Social- é uma unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social- SUAS.
O CREAS presta serviço especializados e continuados a indivíduos com seus direitos violados, direcionando ofoco das ações para as famílias contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social.
Nesta perspectiva, a unidade ofereçe serviços continuados a cidadãos e famílias em situação de risco social e pessoal por ocorrência de:
* Ameaça e maus-tratos;
* Violações físicas e psíquicas;
* discriminações sociais einfrigências aos direitos humanos e sociais.
Visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários para a efetividade da ação protetiva para a família, o CREAS conta com uma equipe multi profissional que promove a integração de esforços, recursos e serviços para potencializar as ações para os seus usuários e conta com a parceria dos serviços socioassitenciais e Sistema deGarantia de Direitos.


DESENVOLVIMENTO
O Centro de Referencia Especializado da Assistência Social - CREAS, se fundamenta em direitos e garantias expressos na Constituição Federal do Brasil – CFB na lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, Política Nacional de Assistência Social – PNAS, Norma Operacional do Sistema Único de Assistência Social –NOB/SUAS, no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, na Lei Maria da Penha e no guia de orientação n° 01 do Ministério de desenvolvimento Social de combate à fome – MDS e outras legislações complementares.
Com a aprovação da Política Nacional de Assistência Social, da Norma Operacional Básica – NOB, e implantação do Sistema Único de Assistência Social –...
tracking img