Trabalhando com idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

















Trabalhando afetividade com idosos
PROJETO DE AÇÃO
















BAIXO GUANDU
2012












TRABALHANDO AFETIVIDADE COM IDOSOS
LAR DA VELHICE ANGELO PASSOS








Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório II.










Baixo Guandu

2012


































































1. APRESENTAÇÃO




Este projeto foi idealizado e elaborado através de observação na instituição nomomento do estágio curricular, com respaldo nas entrevistas e conversas com os idosos e através da observação para atender a necessidade dos internos no sentido de promover o bem estar pisicossocial, bem como reforçar os laços de amizade, amor, companheirismo, cooperação, respeito, enfim, trabalhando afetividade com os idosos, familiares e funcionários da instituição, envolvendo a todos quantopossíveis no objetivo de fortalecer vínculos, criar novos vínculos, estabelecer um ambiente em que haja maior satisfação dentro da convivência e unidade dentro desta instituição que é uma grande família construindo uma história de resgate da dignidade humana.

O Lar da velhice Angelo Passos foi fundado em 12 de junho de 1957, no município de Baixo Guandu – ES. Com o objetivo estatutáriode atender a idosos, oferecendo acolhimento em regime de abrigo nas três categorias: Independentes, Dependentes e totalmente dependentes em regime provisório ou abrigamento definitivo. Sendo esse abrigamento de idosos de ambos os sexos, de qualquer religião, nacionalidade, ideologia, com deficiências físicas e/ou mentais ou não, devendo assim receber asssistência material, moral, recreativa.Considerando-se que:

A família é considerada o lócus da história da humanidade, mediadora das relações entre o sujeito e a coletividade, entre o sujeito e a comunidade. ( Boza, Amanda – Cultura, Família e Sociedade, pag. 161)


















2. JUSTIFICATIVA



Observando tamanha diversidade entre os idosos na instituição, o comportamento demuitos diante da realidade vivida, suas histórias, a tendência natural do ser humano ao isolamento muitas vezes quase imperceptível, lembrando que o homem é um ser social, este projeto será viabilizado para atender a necessidade de promover atividades que venham trabalhar o desenvolvimento afetivo, psicossocial e reforçar vínculos entre os internos e os profissionais da instituição. Visto que osinternos muitas vezes apresentam vínculos quebrados com seus familiares, ou até mesmo dificuldades em relacionar-se, entre outros fatores que nos leva a crer que este projeto criará novos vínculos promovendo maior afetividade e reforçará os vínculos já existentes entre os internos e funcionários, sendo este lar o substituto temporário ou não para os idosos, trazendo um conceito de uma grande famíliaque convive dia a dia ligada por laços de afetividade.
Sendo assim as atividades propostas serão de grande benefício para todos, Pelo fato de que está comprovado cientificamente que: Afetos positivos proporcionam maior longevidade.(Neri Anita Neri Liberalesso, Seminário Nacional de Gerontologia)




3. OBJETIVOS




3.1 OBJETIVO GERAL






O objetivo desteprojeto é promover o bem estar psicossocial dos internos da instituição, familiares, Equipe técnica, Funcionários, Estagiários, Visitantes, Equipe de Apoio Voluntária através de atividades que promovam a afetividade, o amor, o respeito mútuo, a cooperação.



2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS










Oferecer meios para que os idosos da instituição...
tracking img