Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo

Segundo o SEBRAE, o conceito de empreendedorismo vem sofrendo constantes inovações. Ainda relacionado a práticas pró-ativas e inovadoras, gradativamente se abandona uma visão reducionista do empreendedorismo associado exclusivamente ao exercício de uma atividade econômica e se passa a lhe associar a qualquer atividade humana; como, aliás, pode-se observar em todas as áreas dosaber, que paulatinamente fazem do ser humano sua razão e seu fim. Os empreendedores são encontrados, agora, em casa, na comunidade, dentro de uma organização ou no meio de uma assembleia sindical, ou seja, em qualquer lugar onde existam pessoas. http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/o-que-e/empreendedorismo

Empreendedorismo no Mundo


Segundo a revista Exame,quatrocentos milhões de pessoas em 54 países ganham a vida como empreendedoras. Isso é o que indica a última edição do relatório do Global Entrepreneurship Monitor, organizado pela Babson College. O estudo indica que depois de vários anos de queda o empreendedorismo voltou a crescer e mais gente tem aberto empresas.

China, Argentina and Chile tiveram um crescimento muito acima da média na taxa deatividade empreendedora iniciante. Nos países desenvolvidos, a taxa de startups cresceu 22% em 2011, em especial nos Estados Unidos e na Austrália. A pesquisa ouviu 140 mil adultos em 54 países.

Dos 400 milhões de empreendedores, 35% pretende criar cinco novos empregos nos próximos cinco anos. O estudo revelou que a intenção de abrir uma empresa é maior nos países desenvolvidos, onde as pessoastêm mais capacidade de ver oportunidades e acreditam no próprio potencial. China, Chile e Brasil aparecem com níveis mais altos neste quesito. Em países emergentes, mais da metade das empresas fechadas foi por conta de falta de lucratividade e de investimento.

Entre os empreendedores do mundo, 163 milhões são mulheres, 165 milhões têm entre 18 e 25 anos, 69 milhões são considerados inovadorese 18 milhões já fazem negócios internacionais. Países muito populosos e com territórios muito grandes tendem a internacionalizar menos, como é o caso de Brasil, China, Argentina e Rússia.

Negócios voltados para o mercado consumidor e indústria são maioria entre os emergentes. Chile, Peru, África do Sul, Dinamarca e Polônia têm as maiores taxas de empreendedores inovadores.http://exame.abril.com.br/pme/album-de-fotos/os-15-paises-mais-empreendedores-do-mundo


Empreendedorismo no Brasil

No Brasil, o empreendedorismo se popularizou a partir da década de 90, o que contribuiu para a crescente participação desse tipo de empresa na economia do país. O papel de destaque da modalidade ganhou ainda mais força com a entrada em vigor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2007, eda Lei do Microempreendedor Individual, em 2008.
Nos últimos cinco anos, em média, mais de 600 mil novos negócios, anualmente, foram registrados no Brasil. E os Microempreendedores Individuais (MEI), não computados naqueles números, já somam mais de 1,5 milhão de registros. Os números demonstram que o empreendedorismo está consolidado no país – e crescendo.
Segundo pesquisa da GlobalEntrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil possui a maior Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) em 2010 (17,5%), quando comparado aos 59 países que participaram da pesquisa. A TEA média brasileira de 2002 a 2010 é de 13,38%. TEA é a proporção de pessoas na faixa etária entre 18 e 64 anos na condição de empreendedores de negócios nascentes, ou seja, com menos de 42 (quarenta e dois) meses deexistência. Os dados demonstram a vocação empreendedora dos brasileiros, que já somam 21,1 milhões de empreendedores – número que só fica atrás da China, em indicadores absolutos.
Fontes:  http://www.brasil.gov.br/empreendedor/empreendedorismo-hoje
Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

Empreendedorismo no Distrito Federal

Novos empreendedores

A capital com fama de cidade dos...
tracking img