Creas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo:Censo dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
Sigla: Censo CREAS.
Instituição Responsável: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / SecretariaNacional de Assistência Social e Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação.
Tema: Equipamento público da área de assistência social e recursos humanos empregados
Tipo do Processo: Censo
Situação doProcesso: Ativo
Periodicidade: Anual
Início: 2008
Ocorrência(s): -
Unidade(s) de Investigação: Centros de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS.
Unidade(s) de Análise: CREAS efuncionários do CREAS.
Técnica de Investigação: Censitária
Histórico:
O CREAS é a unidade pública estatal que oferta serviços de orientação e apoio especializado e continuados a indivíduos e famíliascom direitos violados, tendo a família como foco de suas ações, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção e socialização de seus membros. Para tanto deve manter articulaçãopermanente com o Sistema de Garantia de Direitos, com a rede socioassistencial e com as demais políticas públicas.
Com a implementação do SUAS o CREAS torna-se a unidade pública responsável pela oferta doServiço de Proteção Social Especial às Crianças e aos Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual, do Serviço de Proteção Social Especial a Indivíduos e Famílias e do Serviço de ProteçãoSocial Especial a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Sócio-Educativas.
A proposta de monitoramento prevê a implantação paulatina de diversas ações de monitoramento dos CREAS e sua convergênciacom o processo de monitoramento do CRAS constituindo assim o sistema de monitoramento das unidades sociais do SUAS.
O monitoramento de que trata este plano é uma atividade permanente a ser implantadano âmbito do SUAS. O desenho do processo de monitoramento iniciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social está no momento considerando as seguintes perspectivas no tempo:
Curto prazo (1 ano –...
tracking img